Google não desfoca bases militares e é processada

Imagens de satélite que deviam estar desfocadas aparecem às claras no Google Maps. Ministério da Defesa belga anuncia processo judicial contra a Google por não desfocar bases militares e estações nucleares na Bélgica.

Foto
A base aérea de Florennes vista no Google Maps DR

O Ministério da Defesa da Bélgica anunciou esta sexta-feira que vai processar a Google por não cumprir os seus pedidos de desfocar imagens de satélite de locais sensíveis de uso militar.

Para fins de segurança nacional, o ministério belga pediu que certos locais, como bases militares e estações nucleares, fossem desfocadas no serviço de mapeamento de satélite do Google.

A Google aceitou pedidos similares de outros governos relativamente aos serviços de geomapping do Google Maps, Google Earth e Street View. A empresa referiu que tem estado a trabalhar com a Bélgica há mais de dois anos para responder às questões sinalizadas pelo Ministério da Defesa.

“É uma pena que o Ministério da Defesa da Bélgica tenha tomado esta decisão”, afirmou um porta-voz do Google na Bélgica, Michiel Sallaets. “Temos estado a trabalhar de perto com o ministério há mais de dois anos, a fazer mudanças nos nossos mapas onde eles pediam”, refere. 

As imagens de satélite em causa ainda se encontram disponíveis no Google Maps.

Sugerir correcção
Comentar