Câmara de Mafra avança com taxa turística sobre as dormidas em 2019

Autarquia decidiu fixar taxa em dois euros por noite, até um máximo de sete noites, em qualquer alojamento para turistas maiores de 12 anos

Foto
Nuno Ferreira Santos

 A Câmara de Mafra, no distrito de Lisboa, decidiu hoje por unanimidade aplicar uma taxa sobre as dormidas de turistas em qualquer alojamento turístico do concelho, a partir de 2019.

A autarquia decidiu fixar a taxa em dois euros por cada noite, até um máximo de sete noites, em qualquer alojamento para turistas maiores de 12 anos.

Na reunião pública do executivo, o presidente da Câmara, Hélder Sousa Silva, disse que espera vir a arrecadar "para o ano uma receita entre os 150 a 200 mil euros".

Em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, citados pelo município, foram registadas cerca de 163 mil dormidas, seguindo a tendência de crescimento do turismo na Área Metropolitana de Lisboa.

Números que levam a autarquia a concluir que "tem havido um aumento de turistas no concelho" que justifica a fixação desta taxa, com o objectivo de garantir um turismo sustentável e a qualidade de vida dos residentes.

Para a autarquia, o aumento de turistas e de investimentos neste sector no concelho têm trazido "novas oportunidades de negócio e de emprego, mas que, também acarretam um aumento substancial de gastos nos cofres do Município, o qual, pelo incremento populacional, se vê confrontado com uma série de despesas adicionais em diversos domínios".

A autarquia precisa, por isso, de novas fontes de financiamento, imputando aos próprios turistas a "responsabilidade pelos acrescidos gastos na prestação de serviços" e destinando a verba para a qualificação do destino turístico, "seja no reforço dos serviços de limpeza e na realização de obras de manutenção e qualificação ambiental, patrimonial ou urbanística do espaço público, seja ainda na criação de infra-estruturas de apoio a visitantes e turistas".

A receita vai ser aplicada nas zonas de maior fluxo turístico, sobretudo na envolvente do Palácio Nacional de Mafra e na orla costeira, para preservar e valorizar a Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

A câmara estimou um custo por cada dormida de 11,82 euros, mas optou por baixar o valor da taxa para dois euros, explica a proposta, a que a agência Lusa teve acesso

Questionado pelos vereadores da oposição, que vêm a defender uma maior equidade na cobrança de taxas para residentes e turistas, Hélder Sousa Silva justificou que não avançou antes com a proposta, por estarem nessa altura em curso investimentos turísticos, que poderiam abrandar no concelho.

O regulamento de criação da taxa turística municipal, que vai estar em consulta pública durante um mês, vai entrar em vigor a 01 de Janeiro de 2019.

Sugerir correcção
Comentar