Taxistas mantêm protesto até serem recebidos em Belém. Próximos dias serão decisivos

Falta de resultados concretos após as audições com partidos no Parlamento levou profissionais a prolongar as concentrações de protesto em Lisboa e no Porto. De acordo com as principais associações sindicais, as próximas noites de greve serão decisivas.

Foto
ADRIANO MIRANDA

As associações que representam os taxistas, que estão pelo segundo dia consecutivo em protesto contra a entrada em vigor da lei das plataformas electrónicas, vão ser recebidas na segunda-feira no Palácio de Belém, disse esta quinta-feira fonte da Presidência à Lusa. O protesto mantém-se até esse dia. E, dizem, a noite desta quinta e sexta-feira serão decisivas.

"Resistir, resistir, resistir. Não sairmos daqui. Penso que esta noite e amanhã [sexta-feira] é determinante para as conclusões da nossa luta", disse o presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos, citado pela Lusa.
Para o dirigente, será necessário "esperar qual o desenvolvimento que possa vir a acontecer a partir do momento que o senhor primeiro-ministro esteja cá em Portugal".

O presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), Florêncio Almeida, anunciou esta quinta-feira que o protesto "é para continuar" e que "não é para desmobilizar", acrescentando que "o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se disponibilizou" para receber os profissionais do sector na segunda-feira, às 15h. No entanto, ressalvou, a reunião pode acontecer antes do previsto.

Na segunda-feira, diz a Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa estará em Nova Iorque para participar no debate da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

O presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos, afirmou que, apesar da disponibilidade do Presidente da República, o chefe de Estado já disse publicamente que "a resolução do problema está nas mãos da Assembleia da República e do Governo".

Ao final da manhã, à saída de uma conferência internacional sobre oceanos, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a ser interrogado sobre o protesto dos taxistas e reiterou que a questão está "nas mãos da Assembleia da República".

Por esse motivo, o Presidente da República considerou naturais protestos como os dos taxistas e dos enfermeiros, dizendo que "o que seria estranho" era que vários sectores não se manifestassem a um mês da apresentação do Orçamento do Estado.

"A Presidência da República sempre recebeu e sempre receberá, nomeadamente os representantes sindicais dos taxistas. Mas, já tive ocasião de dizer que a questão está nas mãos da Assembleia da República", afirmou.

O chefe de Estado disse aguardar a posição dos partidos e do Governo, depois de ter "havido manifestação de vontade de alguns grupos parlamentares reverem, repensarem ou reajustarem a lei ou de a completarem", salientando que "a nova lei dos táxis ficou de ser completada" com a entrada em vigor da legislação sobre as plataformas electrónicas.

A legislação foi promulgada pelo Presidente da República a 31 de Julho.

Táxis passaram a noite nos carros e continuam em protesto

Centenas de táxis continuam aparcados nos Restauradores, em Lisboa, e nos dois sentidos da Avenida da Liberdade e na Avenida Fontes Pereira de Melo até ao Saldanha. Também no Porto há profissionais que pernoitaram dentro dos carros e que nesta quinta-feira se mantêm na rua, prosseguindo o protesto iniciado na quarta-feira e que pretende combater a entrada em vigor, a 1 de Novembro, da lei que regula as quatro plataformas electrónicas de transporte que operam em Portugal — Uber, Taxify, Cabify e Chauffeur Privé.

O apelo para a continuação do protesto foi feito pelos dirigentes das associações representativas dos taxistas, que propunham que a manifestação ocorrida em Lisboa, no Porto e em Faro não desmobilizasse, uma vez que as reivindicações não foram satisfeitas. O eixo central da Avenida da Liberdade, em Lisboa, que estava cortado devido à concentração de taxistas em protesto contra as plataformas de transporte em veículos descaracterizados, foi reaberto pela PSP nesta quinta-feira às 7h30.

Dirigindo-se aos taxistas, o presidente da Federação Portuguesa do Táxi considerou que a reabertura do eixo central da Avenida da Liberdade é uma "provocação" e uma alteração das condições que tinham ficado estabelecidas anteriormente.

Carlos Ramos pediu aos taxistas que mantenham a calma e a postura. "Não devemos reagir. Não sairemos daqui enquanto não houver resposta do Governo, que nos empurrou para esta situação. Agora têm de falar connosco", salientou. 

Ouvidos no Parlamento

Na quarta-feira, representantes da ANTRAL e da Federação Portuguesa do Táxi reuniram-se com diferentes grupos parlamentares na Assembleia da República para audições em que defenderam a fiscalização da lei que regulamenta as plataformas electrónicas de transporte de passageiros, e a suspensão do diploma. Porém, face aos poucos resultados concretos, decidiram prolongar o protesto.

O presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) disse nesta quinta-feira cerca das 7h30 que a abertura manifestada pelos partidos para aprovar uma proposta que envie para o Tribunal Constitucional a chamada "lei da Uber" é insuficiente.

"Não sou futurista, mas naturalmente alguém terá de tomar alguma decisão. Foi o Governo que nos empurrou para esta decisão. É o Governo que tem de a resolver", afirmou o dirigente da ANTRAL.

Os representantes dos profissionais tinham enviado à Assembleia da República um pedido para serem recebidos pelos deputados, a quem pediram que fosse iniciado o procedimento de fiscalização sucessiva da constitucionalidade do diploma e que, até à pronúncia do Tribunal Constitucional, fossem suspensos os efeitos deste, "por forma a garantir a paz pública".

"Todos dizem a mesma coisa, vamos deixar que a lei seja aplicada e depois avaliamos a lei durante um ano ou ano e meio", criticou Carlos Ramos.

BE admite pedir fiscalização ao TC

O BE, através do deputado Heitor de Sousa, admitiu pedir ao Tribunal Constitucional (TC) a fiscalização sucessiva da constitucionalidade da lei e anunciou que vai também tentar revogar a lei, proposta também anunciada pelo deputado Bruno Dias (PCP).

José Luís Ferreira, do PEV, concordou também em viabilizar a fiscalização sucessiva da constitucionalidade do diploma, o que foi descartado por Hélder Amaral (CDS-PP), apesar de se mostrar disponível para, sempre que necessário, "actualizar e rever a lei" que regula as plataformas electrónicas.

Enquanto Carlos Pereira assumiu que o PS não vai pedir ao TC que fiscalize a lei, o social-democrata Emídio Guerreiro informou que também não pedirá a fiscalização constitucional, mas vai chamar de urgência ao parlamento o ministro do Ambiente, que tutela os transportes.

No Porto, os taxistas foram recebidos pelo presidente da câmara, Rui Moreira.

Sugerir correcção
Ler 19 comentários