Estacionamento pago chega à Foz do Douro, há protestos na Ramada Alta

Zona Ocidental da cidade vai ter três mil lugares de estacionamento pagos na via pública.

A divulgação do protesto é feita nas próprias máquinas
Fotogaleria
A divulgação do protesto é feita nas próprias máquinas Adriano Miranda
Moradores querem que sejam retirados os parquímetros da Rua de Serpa Pinto
Fotogaleria
Moradores querem que sejam retirados os parquímetros da Rua de Serpa Pinto Adriano Miranda
Há um abaixo-assinado com 500 assinaturas contra o estacionamento pago na Ramada Alta
Fotogaleria
Há um abaixo-assinado com 500 assinaturas contra o estacionamento pago na Ramada Alta Adriano Miranda

O executivo da Câmara do Porto aprovou, esta terça-feira, a abertura de um concurso público de concessão da exploração dos lugares de estacionamento pago na via pública na zona Ocidental da cidade do Porto. O objectivo é encontrar um concessionário para gerir três novos mil lugares de estacionamento pago à superfície que deverão instalar-se em arruamentos ainda a definir naquela área. Entretanto, moradores da Ramada Alta marcaram um protesto contra os parquímetros instalados naquela zona e entregaram à Assembleia Municipal (AM) do Porto um abaixo-assinado com 500 assinaturas.

A proposta da abertura do concurso público limitado por prévia qualificação (que ainda terá de passar pela AM) foi aprovada com os votos contra do PS e da CDU e a abstenção do PSD. Na prática, irá levar à instalação de parquímetros nas zonas definidas pela autarquia como Parque da Cidade, Foz Velha, Foz Nova, Império, Pasteleira, Gomes da Costa, Foco, Antunes Guimarães, Boavista Oeste e Vilarinha. O alargamento das zonas de estacionamento de duração limitada (ZEDL) recebeu diversas críticas da oposição à maioria camarária do presidente Rui Moreira.

PS, PSD e CDU manifestaram dúvidas sobre se a área em questão deveria receber parquímetros, por ser maioritariamente residencial. O vereador Álvaro Almeida, do PSD, manifestou-se ainda contra o facto de ser o concessionário a propor os arruamentos em que serão instalados os novos parquímetros, mesmo que essa proposta tenha de merecer a aprovação do município. “É óbvio que o concessionário vai propor os lugares que maximizem o seu lucro. Devia ser a câmara a defini-lo”, insistiu o social-democrata.

Na proposta apresentada ao executivo explica-se que com o alargamento das ZEDL à área mais ocidental do Porto pretende-se “que os hábitos de mobilidade na cidade se alterem progressivamente no sentido de uma transferência modal do transporte individual em automóvel para outros modos de transporte mais suave e/ou de partilha”.

A vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel, que assina a proposta, refere que os dois anos de experiência da concessão do estacionamento pago noutras zonas da cidade se revelou “uma medida de grande eficiência” e argumenta que os moradores estarão “sempre protegidos pela possibilidade de acederem a uma avença anual de apenas 25 euros, que lhes permite o livre estacionamento junto da sua residência”.

Não é isto que pensam os cerca de 500 subscritores do abaixo-assinado que, na passada segunda-feira, foi entregue na AM, com o pedido para que fosse enviado a Rui Moreira. Ricardo Galhardo foi à assembleia explicar aos deputados municipais que os moradores da Ramada Alta estão contra a instalação de parquímetros naquela zona, que descreveu como “essencialmente residencial”. O descontentamento vai ainda ser corporizado num protesto que está agendado para as 18h da próxima segunda-feira, no cruzamento das ruas de Serpa Pinto e Brito Capelo.

O morador explica que apesar de os parquímetros estarem instalados, desde há duas semanas, em apenas “200 ou 300 metros da Rua de Serpa Pinto”, a sua colocação acaba por afectar toda a zona envolvente. “Prejudica toda a zona, porque as pessoas deixam de estacionar ali e têm de procurar alternativas noutras ruas”, disse ao PÚBLICO.

Os signatários do abaixo-assinado querem que os parquímetros já colocados sejam retirados, mas, na eventualidade de esse pedido não vir a ser atendido, pedem que a área de estacionamento pago na via pública não seja alargada. “Sabemos que há a intenção de tornar pago o estacionamento na Rua 9 de Julho e, provavelmente, em toda a Serpa Pinto”, diz Ricardo Galhardo, sustentando que também os comerciantes estão contra a instalação de parquímetros no local. “Uma coisa é colocarem-nos na Baixa, para as pessoas irem às lojas. Ali, o que os comerciantes dizem é que não lhes vai resolver nada.”, afirma.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários