Já é possível transferir dinheiro entre bancos em apenas dez segundos

Novo sistema de transferências imediatas acaba com período de espera de menos um dia.

Foto
Fabio Augusto

As transferências imediatas de dinheiro em Portugal já são possíveis desde esta quarta-feira entre quaisquer contas desde que os bancos sejam aderentes deste sistema.

O novo sistema, regulado pelo Banco de Portugal e com plataforma da SIBS, permite que as transferências demorem no máximo dez segundos, em vez de pelo menos um dia, o que até aqui só era possível através do serviço MB Way. Em cada operação podem ser transferidos até 15 mil euros.

A adesão ao sistema é voluntária por parte dos bancos, pelo que há alguns que ainda não oferecem o serviço. 

Este serviço de transferências imediatas não está disponível nas caixas automáticas Multibanco.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Banco de Portugal disse que espera “um gradual aumento de cobertura e amplitude ao longo dos meses subsequentes, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado”.

Este sistema para já funciona em Portugal, mas a ideia é que esta solução seja integrada com outros sistemas europeus de transferências imediatas.

O Banco Central Europeu (BCE) está a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de pagamentos imediatos à escala europeia.

Em Portugal, já há actualmente um sistema de transferências imediatas, o MB Way, com transferências na hora através de uma ‘app’ [aplicação] no telemóvel, contando já com mais de 800 mil aderentes.

Entre Janeiro e Agosto deste ano houve transferências no valor de 3,5 milhões de euros através do MB Way.

Contudo, o MB Way só funciona entre cartões da rede Multibanco, enquanto o sistema de transferências imediatas permite que haja transferências entre cartões de qualquer banco, desde que os bancos sejam aderentes.

Quando um cliente quiser fazer uma transferência imediata, ao colocar o NIB/IBAN da conta do destinatário deverá perceber se o banco do destinatário é aderente ou não a este sistema de pagamentos imediatos.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários