Portugal pede reforço de 25 milhões de euros para lidar com catástrofes naturais

Pedido foi formalizado em Julho junto da Comissão Europeia, justificado pela carência de recursos financeiros para dar resposta às necessidades identificadas.

Foto
Incêndios de 2016 GREGORIO CUNHA/LUSA

Portugal pediu à Comissão Europeia um reforço de 25 milhões de euros no âmbito da reprogramação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). A pretensão do Governo é aumentar a dotação global do Eixo II do POSEUR, destinado a investimentos relacionados com gestão e prevenção de riscos e adaptação às alterações climáticas, com fundos provenientes do Eixo III (Sistemas Ambientais de Abastecimento de Água e Saneamento e Valorização de Resíduos Urbanos).

A solicitação, formalizada a 19 de Julho, e que ainda aguarda aprovação da Comissão Europeia, foi justificada pelo executivo com o facto de o Eixo II deste programa operacional, no qual podem ser enquadrados investimentos relacionados com a reconstrução de áreas afectadas por incêndios, “carecer dos recursos financeiros” necessários para responder às actuais necessidades do país. 

Esta semana, numa resposta à eurodeputada eleita pelo PSD Cláudia Monteiro de Aguiar, relacionada a transferência de verbas para a reconstrução da Madeira pós-incêndios de 2016, a comissária Corina Cretu mencionou o pedido de reprogramação português, explicando que o Governo invocou “necessidades cruciais identificadas”, além dos investimentos já autorizados, para justificar o reforço de verbas.

Na resposta escrita à eurodeputada madeirense, a comissária romena não identifica quais os projectos que serão financiados – “Portugal não especificou se o aumento das dotações do Eixo II se destina a fazer face aos incêndios que assolaram a ilha da Madeira em 2016” –, e Ministério do Ambiente, também não a especifica.

“Estas verbas não são afectadas enquanto não for aprovada a transferência solicitada”, disse ao PÚBLICO fonte do gabinete do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, acrescentando que o pedido português de reprogramação do Portugal 2020, remetido à Comissão Europeia ainda não obteve resposta. Bruxelas, de acordo com as regras comunitárias, dispõe de um prazo de três meses, a contar da apresentação formal do pedido, para proceder à sua avaliação.

O POSEUR é um dos 16 programas que integram a operacionalização da Estratégia Portugal 2020. Está direccionado para a promoção do crescimento sustentável, através de uma maior eficiência dos recursos, transição para uma economia de baixo carbono e melhor resposta e prevenção aos riscos climáticos e catástrofes naturais. 

Está dividido em três eixos prioritários. O Eixo I, com uma dotação de 757 milhões de euros, visa apoiar projectos em todos os sectores na transição para uma economia de baixa emissão carbono. O Eixo II tem reservados 401 milhões de euros e o Eixo III 1045 milhões de euros - cerca de 46% da totalidade de fundos do POSEUR.

Sugerir correcção
Comentar