No Ponto: caspiadas do Cartaxo

Regularmente, a Fugas divulga um vídeo novo sobre um doce diferente.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Em Pontével, concelho do Cartaxo, há um doce curioso feito por uma curiosa associação. O grupo chama-se Os Quarentões e é constituído, como se adivinha, pelas pessoas locais que entram nos 40 anos.

Os Quarentões fazem e vendem ao longo do ano um doce, a que dão o nome de caspiadas, para angariarem fundos para a Festa em Honra de Nossa Senhora do Desterro. O doce começou por ser um bolo muito simples, com massa de pão e pouco mais. Agora já tem mais ingredientes que aromatizam melhor a massa.

Não se espante quem nunca viu bolos ou mesmo pão a ser cozido no forno sobre folhas de couve, porque a prática sempre foi muito comum em Portugal. A base de cada caspiada fica com o decalque da folha de couve e a parte superior torna-se crocante, por ficar mais tostada. Procure as caspiadas e experimente, verá que vai gostar.

A Doçaria Portuguesa

Cristina Castro criou o projecto No Ponto para registar e dar a conhecer os doces do país. Tem vindo a publicar a colecção A Doçaria Portuguesa, "os mais completos livros sobre a história e actualidade dos doces de Portugal". A investigação para este trabalho levou a autora a viajar por todos os concelhos em busca de especialidades doceiras. A partir da oportunidade de ver como se faz, de falar com quem produz, de conhecer vidas, histórias e tradições associadas à doçaria, surgiram os vídeos que desvendam um pouco de cada doce. Regularmente, a Fugas revela um vídeo novo sobre um doce diferente.

Foto
Sugerir correcção
Comentar