Líderes de Portugal e Ucrânia confirmam equilíbrio na Taça Davis

Sousa ganhou e Sousa perdeu no primeiro dia da eliminatória da Taça Davis

Foto
João Sousa LUSA/COREY SIPKIN

Os dois primeiros singulares da eliminatória do Grupo I da Taça Davis confirmaram o favoritismo esperado neste embate entre as selecções da Ucrânia e Portugal. João Sousa, o mais cotado de todos os intervenientes, não entrou bem, mas acabou melhor no encontro de abertura com Illya Marchenko; Sergiy Stakhovsky, número um ucraniano, fez valer o factor casa e mostrou-se mais adaptado às condições de jogo do que Pedro Sousa.

“Acho que fiz um bom encontro. Se calhar o começo não foi tão bom como gostaria, mas depois consegui encontrar um bom ritmo e boas sensações e acabei por jogar a um bom nível, que apesar de tudo também é importante. O mais importante foi ter vencido, ter ganho um ponto para Portugal. Infelizmente o Pedro (Sousa) não conseguiu vencer, mas a eliminatória está aberta e agora é descansar e recuperar bem para amanhã estar a 100% e tentar vencer esta eliminatória”, disse João Sousa (49.º), após vencer Illya Marchenko (337.º), por 4-6, 6-2 e 6-3.

No segundo singular no Campa Tennis Club, em Bucha, Stakhovsky (142.º) encontrou sempre as melhores soluções para dominar Pedro Sousa (144.º), por 6-3, 6-2. “Foi um jogo difícil. Acho que o meu adversário teve muito mérito na maneira como jogou, eu tive as minhas oportunidades, principalmente no final do primeiro set e no início do segundo, mas não consegui aproveitar. Acho que podia ter jogado melhor, mas no geral não foi um encontro muito mau, não tenho jogado muito em [piso] rápido e pronto, acho que tenho de dar mérito ao adversário porque foi melhor do que eu”, confirmou o tenista lisboeta.

Segundo o novo formato da Taça Davis, os pares e os dois derradeiros singulares têm que se disputar no sábado, pelo que se adivinha um dia intenso e com os capitães a, possivelmente, alterar os nomes anteriormente anunciados, até uma hora antes do início dos encontros.

A Ucrânia anunciou a dupla Sergiy Stakhovsky e Denys Molchanov para defrontarem João Sousa e Gastão Elias a abrir a jornada 10h30 (8h30 em Portugal). Depois, está previsto que o número um português defronte o seu congénere ucraniano, Stakhovsky, e Pedro Sousa defronte Illya Marchenko.

“Foi um dia duro da Davis, como era esperado. O João teve um encontro duro, um primeiro set em que teve algumas dificuldades, depois conseguiu acalmar-se e deixou o jogo falar e esteve bem; o Pedro não esteve nada mal, mas enfrentou um jogador muito exigente e a adaptar-se muito bem às condições, ao jogo dele, a saber como jogar de forma muito inteligente e um pouco acima, sinceramente, das expectativas. Amanhã [domingo] é outro dia difícil, temos um par em que todos os pontos e jogos são importantes e temos de nos adaptar ao formato e tentar vencer, ganhar dois pontos e acredito sinceramente que isso é possível”, resumiu o capitão português, Nuno Marques.

Sugerir correcção
Comentar