Portugueses estão a fumar menos, mas "é preciso fazer mais"

O número de fumadores em Portugal encontra-se abaixo da média europeia, mas o tabaco continua a ser responsável por uma morte a cada 50 minutos.

Foto
A curta-metragem "Opte por amar mais" foi a campanha de tabaco mais vista em Portugal e que conciencializou o público

Um em cada cinco portugueses maiores de 15 anos fuma, menos do que a média europeia (28%), o que demonstra que Portugal deu passos certos, disse hoje uma responsável da OMS Europa, defendendo, no entanto, que "é preciso fazer mais".

"Actualmente, a taxa de fumadores entre adultos -- população acima dos 15 anos -- é de cerca de 28% na Europa, [mas] em Portugal é de 20%", afirmou aos jornalistas a directora do Programa de Controlo do Tabagismo da Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa, Kristina Mauer-Stender, à margem da reunião preparatória dos países da Região Europeia para a Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controlo do Tabaco, que decorre hoje e quarta-feira, em Lisboa.

Estes dados demonstram que "Portugal fez algumas coisas certas, mas, claro, todos concordamos que 28% na Europa é demasiado alto, assim como 20% em Portugal é demasiado alto, portanto é preciso fazer mais", defendeu Kristina Mauer-Stender.

O tabaco representa uma das principais causas evitáveis de doença e de morte prematura em todo o mundo. Em Portugal, o consumo de tabaco é responsável por 10,6% das mortes, tendo, só em 2016, morrido mais de 11.800 pessoas por doenças atribuíveis ao tabaco, o que significa uma morte a cada 50 minutos.

"São vidas perdidas para as famílias, para as crianças, mas também para a economia dos países", disse Kristina Mauer-Stender, defendendo que é preciso realizar acções para informar as populações sobre os malefícios do tabaco, fazer com que os fumadores larguem o vício e impedir que os jovens comecem a fumar.

Deu como um bom exemplo a campanha realizada recentemente em Portugal, com o título "Opte por amar mais", uma curta-metragem emotiva baseada nos últimos dados que mostram que, em Portugal, as mulheres estão a fumar mais, ao passo que o consumo tem diminuído entre os homens, que gerou uma discussão acesa no país.

Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, esta iniciativa foi "a campanha mais vista em termos de tabaco em Portugal", estando "a ser utilizada como um bom exemplo em diversos países".

"Esta campanha, focada muito nas mulheres jovens, trouxe a discussão do tabaco para a primeira linha de prioridade do ponto de vista de comunicação e ajudou, em termos de saúde pública, a ajudar a passar a mensagem", disse Fernando Araújo, à margem reunião.

O governante destacou os "avanços significativos" feitos por Portugal nesta área, apontando o acesso às consultas de cessação tabágica. "Nos últimos anos aumentámos em mais de 40% os locais [onde se pode ter consultas para deixar de fumar], o que proporcionou que o número de consultas crescesse de forma exponencial", sublinhou.

No ano passado, também foi reintroduzida a compartição dos medicamentos antitabágicos, disse, sublinhando que "o preço era um factor limitativo no acesso a esses fármacos".

Com esta medida, que representou um investimento do Estado de cerca de um milhão de euros, o consumo destes fármacos duplicou de 2016 para 2017, afirmou.

No dia 01 de Janeiro, entrou em vigor a segunda alteração à Lei do Tabaco, com destaque para a abrangência, no conceito de fumar, dos novos produtos do tabaco sem combustão que produzam aerossóis, vapores, gases ou partículas inaláveis.

"Os novos produtos do tabaco são um problema que está a aumentar em todo o mundo e que felizmente Portugal já está à frente nesse objectivo", com a nova lei do tabaco, adiantou.

Sobre o facto de Portugal ter sido o palco escolhido pela OMS para a realização da reunião preparatória dos países da Região Europeia, Fernando Araújo disse ser "o reconhecimento internacional da política do Ministério da Saúde na área do tabaco".

Sugerir correcção
Comentar