Zona de estacionamento substitui eira em Rio de Onor

Um parque de estacionamento tomou o lugar de um eira, abrangida pelo Parque Natural de Montesinho, em Rio de Onor e divide as opiniões na aldeia.

Fotogaleria
Situação actual, com parque de estacionamento.
Fotogaleria
Situação actual, com parque de estacionamento.
Fotogaleria
Situação actual, com parque de estacionamento.
Fotogaleria
Situação actual, com parque de estacionamento.
Fotogaleria
Eira datada do ano de 1990.
Fotogaleria
Eira datada do ano de 1990.
Fotogaleria
Eira datada do ano de 1998.
Fotogaleria
Eira tradicional.

A aldeia de Rio de Onor, em Bragança, entrou nos holofotes públicos quando foi eleita como uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias, em 2017, acompanhada pelo símbolo do comunitarismo. Um desses símbolos são as eiras, espaços tradicionais e conhecidos na região que serviam para tratar os cereais ou para o depósito de palha. Em Julho deste ano, uma das suas eiras deu lugar a um parque de estacionamento, o que acabou por dividir a aldeia.

Na origem da destruição da eira, para a criação do parque de estacionamento, esteve a necessidade de ultimar as acessibilidades à aldeia aquando da segunda edição do Festival D’Onor, realizado nos dias 21 e 22 de Julho de 2018. Na primeira edição do festival transmontano houve alguns constrangimentos no trânsito, o que fez com que a organização optasse pela construção de uma zona de estacionamento.

A aldeia insere-se na área protegida do Parque Natural de Montesinho, sendo as intervenções nesta zona sujeitas a várias regras. Contactada pelo PÚBLICO, a Câmara Municipal de Bragança ainda não deu qualquer tipo de resposta relativa à intervenção na eira. Já Armando Loureiro, director do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte (ICNF) que inclui o Parque Natural de Montesinho como área protegida, apontou que a referida eira se encontra em solo urbano pelo que "o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Montesinho não regula áreas urbanas incluídas neste Parque. A responsabilidade da regimentação de alterações de uso em áreas urbanas é da Câmara Municipal." 

Maria Prieto, habitante e comerciante de Rio de Onor, assinalou que no início se notava algum tipo de descontentamento na população devido a não estarem habituados àquela mudança. “Mas agora tem sido muito bom até mesmo para o turismo, que melhorou”, assinala e acrescenta que já se tratava de “um espaço sem utilidade”.

No entanto, há quem não aprove a destruição de “uma das últimas memórias do tão aclamado ‘comunitarismo’, para dar lugar a um equipamento que será utilizado uma ou duas vezes no ano, com a hipotética lotação esgotada durante duas a três horas”, explicou fonte anónima. A mesma fonte descreveu ainda o parque de estacionamento como um “atentado ao património cultural e imaterial” e um “crime”.

Texto editado por Ana Fernandes

Texto actualizado às 12h06 do dia 11 de Setembro de 2018, com inclusão do depoimento do director do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte (ICNF)?, Armando Loureiro. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários