O jazz de Nubya Garcia na maior enchente do Milhões deste ano

A saxofonista baseada em Londres reafirmou o estatuto de promessa do jazz actual num dia em que o metal esteve em destaque no festival barcelense, que voltou a receber uns Electric Wizard mais apáticos, 8 anos depois da primeira vez.

Fotogaleria
Nubya Garcia Rafael Farias
Fotogaleria
Nubya Garcia Rafael Farias
Fotogaleria
Nubya Garcia Rafael Farias
Fotogaleria
Nubya Garcia Rafael Farias
Fotogaleria
Nubya Garcia Rafael Farias
Fotogaleria
Electric Wizard Marcelo Baptista
Fotogaleria
Electric Wizard Marcelo Baptista
Fotogaleria
Electric Wizard Marcelo Baptista
Fotogaleria
Electric Wizard Marcelo Baptista
Fotogaleria
Bala Marcelo Baptista,Marcelo Baptista
Fotogaleria
Bala Marcelo Baptista
Fotogaleria
Nashgul Rafael Farias
Fotogaleria
Nashgul Rafael Farias
Fotogaleria
Nashgul Rafael Farias
Fotogaleria
Milhões de Festa Marcelo Baptista
Fotogaleria
Milhões de Festa Marcelo Baptista
Fotogaleria
Milhões de Festa Marcelo Baptista
Fotogaleria
Milhões de Festa Rafael Farias
Fotogaleria
Milhões de Festa Rafael Farias
Fotogaleria
Milhões de Festa Rafael Farias
Fotogaleria
Milhões de Festa Rafael Farias

O Milhões de Festa é um festival feito de palcos num palco maior que é Barcelos, que de há uma década para cá, por altura desta celebração da música por descobrir, funde-se com a empreitada mais ambiciosa levada a cabo pela promotora Lovers & Lollypops. Depois de uma sexta-feira mais tímida, no sábado sentiu-se pela primeira vez, desde que arrancou na quinta-feira, que a cidade abraçava algo maior.

O mote para a edição deste ano, a 11.ª, foi lançado com alguma ironia. “A tradição já não é o que era”, bateu o pé a organização. Mas apenas é assim no que às datas da realização do evento diz respeito. De Julho passaram para Setembro. Tudo o resto mantém-se inalterado.

E é tradição que, pelo menos, num dos dias, um dos palcos, o Taina, seja entregue às sonoridades mais pesadas, não estivesse encarregue pela programação a promotora responsável pela organização do SWR Metalfest, que assenta arraiais em Barroselas, Viana do Castelo, há mais de duas décadas, para montar o evento mais icónico dedicado às sonoridades mais extremas do metal.

Este ano repetiu-se, e em dia marcado pelo regresso ao Milhões de um dos cabeças-de-cartaz deste dia, os Electric Wizard, foi no palco onde a música ao vivo se alia a tainadas feitas à base de petiscos do Alto Minho que começou a festa propriamente dita em direcção a uma noite de peso marcada pela actuação do doom psicotrópico dos norte-americanos, já referidos, que foram engolidos pelo jazz elegante e promissor da saxofonista Nubya Garcia, que abriu caminho para a fúria sónica do duo de galegas Bala.

E é nas ruas de Barcelos que se fazem os primeiros ensaios para o que se passará mais tarde dentro do(s) recinto(s). Em contraste com o dia anterior, a Rua da Palha, epicentro agregador de massas antes de embarcarem para a exploração sonora que o cartaz oferece, concentra muitos dos forasteiros. É o Bar do Xano, um dos sítios de paragem obrigatória do público do festival, que, agora com a ausência do Xispes, conhecido pelos seus panados de proporções generosas, encerrado desde o início do ano passado, se afirma como ponto de retiro oficioso do Milhões.

Com a certeza de que a cidade ainda continua a servir de extensão para o festival, como também prova o concerto dos Vaiapraia e as Rainhas do Baile, no Coreto do Jardim Velho, seguimos para um dos palcos que marca todo o percurso do festival – o da Piscina.

Música, sol e mergulhos, regados a líquidos de uma selecção onde raramente entra água, à excepção da que ocasionalmente salpica da área reservada a banhos. Ao mesmo tempo está em palco a produtora Afrodeutsche, aplicada numa performance pintada por uma electrónica apoiada em sintetizadores.

A dedicação metaleira

Fiel, tradicional e dedicado como sempre foi, o público do metal afasta-se desta área para se concentrar no palco Taina. O final de tarde e o início da noite são para ser passados ali, na companhia do som mais sujo que o género pode oferecer.

Os bracarenses Pé Roto adiantam-se para um slugde doom “do poço”. São eles que o rotulam assim. Confirmamos que o é, mas podia ser mais do que isso, se não optassem por seguir uma fórmula gasta e datada. Não é que neste espaço não haja mais lugar para novas propostas, porém, falta-lhes o factor diferenciador fundamental para que não sejam esquecidos ou confundidos com os congéneres. Se não sentirem essa pressão para inovar, tudo certo. Aos que estão mais familiarizados com o género, não surpreenderão.

Dentro do mesmo espectro, mas mais fuzzy, os portuenses Greengo coleccionam outro tipo de argumentos. A fórmula é simples e directa. A dupla cativa pelos riffs de baixo distorcido duros, mas ao mesmo tempo inventivos, que, apesar de densos, não deixam no ar a ideia de que se está a ouvir sempre a mesma música. A bateria, marcada e intensa, cumpre os requisitos. Há quem lance a questão: “Para que são necessárias guitarras quando o resultado é este”. Neste caso particular, concordamos.

Com a área do palco Taina bem composta, como já estava quando começou a primeira banda, entra uma das instituições do grindcore galego – os Nashgul, quase a completar duas décadas. São presença habitual em Barroselas e representam o lado mais conservador do género. Sem subterfúgios espalhafatosos seguem com sucesso os mesmos passos dos lendários Napalm Death, um dos fundadores desta sonoridade directa e feroz. Optam por riffs de guitarra e ritmos rápidos bem contrabalançados com momentos mais dados ao groove, sem comprometer o legado de um estilo que nos últimos anos se foi abrindo a uma variante mais infantil e festeira.

A luz do jazz venceu as trevas

Com trabalho adiantado durante a tarde, os Electric Wizard saberiam que garantiriam grande parte do público que se deslocou a Barcelos. Têm álbum novo, Wizard Bloody Wizard, e vinham pela segunda vez ao Milhões – a primeira foi em 2010. Os britânicos são incontestavelmente um dos nomes de referência do doom feito a partir da década de 1990 e fazem parte dos que abriram caminho para o lado mais denso do género. É inegável o contributo que deram dentro da corrente mais negra do doom. Porém, menos disponíveis do que há oito anos, limitaram-se a cumprir calendário e ficaram-se por uma actuação mediana com um alinhamento longe do efeito surpresa.

À excepção de See you in hell, esqueceram-se que têm novo disco e optaram por revisitar material já testado para embarcar na sessão habitual de apologia às drogas, pintado pelo universo das trevas e de algum erotismo herético presente nas projecções que acompanharam o concerto. Para gáudio dos fãs mais antigos terminaram com Dopethrone, The chosen few e Funeralopolis.

Tudo isto teria sido empolado se horas antes não tivesse passado pelo mesmo palco – Milhões – uma massagem ao cérebro chamada Nubya Garcia. A saxofonista baseada em Londres já muitas vezes teve que responder à mesma questão. Perguntam-lhe sempre se é vocalista. Não é, não quer ser, não tem que ser. E não precisa, quando usa o saxofone sem deixar ficar mal uma das suas maiores influências – John Coltrane. De raiz jazz, vai ao afrobeat ou até ao soul com a elegância e a subtileza necessárias para que a mensagem seja entregue sem ruído.

Em palco esteve acompanhada por um trio – teclas, bateria e contrabaixo – seguro e tecnicamente irrepreensível. É seguramente uma das promessas do jazz actual e a sua generosidade poderá abrir-lhe portas para novos voos. Era a figura de destaque, estava a tocar em nome próprio, mas não foi por isso que deixou de dar espaço aos músicos que dividiam o mesmo palco para arriscarem em linhas de teclado intrincadas, um contrabaixo imprevisível e uma bateria solta e inspirada. Na base do que faz está todo o legado deixado pela sua maior influência, que, sem pudor, a deixa ao sabor de outras elementos estéticos em direcção a uma fusão que lhe dá personalidade. Falta o mundo descobri-la.

Em noite de regresso dos Electric Wizard, voltaram também as galegas Bala, que tocaram no palco Lovers. Composições apoiadas apenas em guitarra e bateria, lembram umas L7 em esteróides. Longe do memorável, justificaram a promoção do palco Taina, onde tocaram no ano passado, para um maior.  

Sugerir correcção
Comentar