Encontrado corpo de britânico desaparecido há 19 dias em barragem de Ourique

As buscas para encontrar o britânico, de 29 anos terminaram na passada quarta-feira.

Foto
Barragem de Santa Clara, onde se deu o acidente Rui Gaudencio (Arquivo)

O corpo do britânico desaparecido há 19 dias na barragem de Santa Clara, no concelho de Ourique, foi este sábado encontrado a boiar nas águas da albufeira, disse fonte dos bombeiros à agência Lusa.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourique, Mário Batista, o corpo veio à superfície e foi encontrado a boiar nas águas e perto das margens da albufeira por um funcionário de uma propriedade situada junto à barragem e que alertou a corporação às 9h30.

Os bombeiros deslocaram-se ao local e alertaram as autoridades e, cerca das 12h00, aguardavam a chegada de elementos da Polícia Judiciária e do Núcleo de Investigação Criminal da GNR para se poder retirar o corpo das águas da barragem, disse o comandante.

Depois de retirado das águas e feitas as perícias necessárias pela Polícia Judiciária e pela GNR, o corpo será transportado pelos bombeiros para o Gabinete Médico-Legal e Forense do Baixo Alentejo, no hospital de Beja, para ser autopsiado, adiantou o comandante.

As buscas para encontrar o britânico, de 29 anos, que estava desaparecido desde o passado dia 20 de Agosto, após ter caído à água na barragem de Santa Clara, no concelho de Ourique, no distrito de Beja, no Alentejo, terminaram na passada quarta-feira e sem que o corpo tivesse sido encontrado.

Mário Batista tinha dito à Lusa que as autoridades decidiram terminar as buscas na quarta-feira, às 19h00, porque, através de vários meios, havia sido batida a área da barragem referenciada e que devia ser batida sem que o corpo tivesse sido encontrado.

As buscas, que decorreram durante 17 dias, envolveram uma média diária de 50 a 60 elementos apoiados por 21 veículos e seis embarcações de várias entidades, nomeadamente dos bombeiros voluntários de Ourique, Odemira, Beja, Mértola, Serpa, Moura, Aljustrel e Carcavelos, das unidades de salvamento aquático de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria e Setúbal, da Força Especial de Bombeiros, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Segundo Mário Batista, o homem integrava um grupo de 10 pessoas de nacionalidade britânica que estava a navegar na barragem, sendo que seis seguiam a bordo de uma embarcação e quatro numa bóia, tipo banana, que era rebocada pelo barco.

"As quatro pessoas que estavam na bóia caíram à água, tendo três voltado para o barco e um homem está dado como desaparecido", explicou.

O alerta para o desaparecimento foi dado às 16h54 de 20 de Agosto, tendo sido iniciadas as buscas, que foram sendo suspensas ao final da tarde e retomadas ao início da manhã dos dias da operação e terminaram na quarta-feira.

Segundo a cadeia de televisão Sky News, o britânico estava a passar férias no sul de Portugal com a família de Jon Hunt, milionário do ramo imobiliário do Reino Unido e fundador da Foxtons, uma das principais agências imobiliárias do país.

Já o jornal britânico Telegraph indicou que o homem, que era amigo do filho de Jon Hunt, estava a passar férias com a família na zona de Ourique, onde o empresário britânico possui várias propriedades.

Sugerir correcção
Comentar