Presidente do Instituto do Desporto processa antecessor por difamação

Anterior presidente insinuou Vítor Pataco tinha favorecido clubes.

Foto
Augusto Baganha

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, vai processar o seu antecessor, Augusto Baganha, por "diversas afirmações, insinuações e acusações", que colocam em causa o seu bom nome.

Em comunicado enviado à agência Lusa, Vítor Pataco anunciou que vai "às vias judiciais adequadas para que o Dr. Augusto Baganha responda por esta conduta, com vista, designadamente, a justa e cabal reposição da verdade".

Segundo o mesmo comunicado, em causa está a entrevista concedida por Baganha, que foi exonerado da presidência do IPDJ, à estação televisiva SIC, durante a qual "proferiu diversas afirmações, insinuações e acusações que, sem qualquer fundamento, remetem para supostos factos que não correspondem minimamente à verdade".

Também em declarações ao PÚBLICO Augusto Baganha tinha falado em favorecimentos à “máquina do PS” e em “pressões” de clubes desportivos depois de começarem a ser castigados e multados.

"As referidas acusações colocam em causa o meu bom nome, a minha ética profissional e a minha responsabilidade no exercício de funções públicas, produzindo consequências que o Dr. Augusto Baganha não podia deixar de antecipar, por terem sido proferidas em estação televisiva, em horário nobre de audiência, o que manifestamente levaria, como levou, à sua posterior ampla divulgação por outros órgãos e meios de comunicação social", acrescentou.

Pataco preside desde terça-feira ao IPDJ, depois de ter sido vice-presidente durante a liderança de Baganha.

Sugerir correcção
Comentar