Cantora Dolores O'Riordan dos Cranberries morreu por afogamento acidental

Cantora foi encontrada imersa na banheira de um hotel, no passado dia 15 de Janeiro

Foto
Dolores O'Riordan num concerto em 2000 Ferran Paredes/Reuters (Arquivo)

A morte da vocalista da banda irlandesa Cranberries, Dolores O'Riordan, a 15 de Janeiro deste ano, foi provocada por afogamento acidental devido a uma intoxicação alcoólica, anunciaram as autoridades britânicas esta quinta-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A morte da vocalista da banda irlandesa Cranberries, Dolores O'Riordan, a 15 de Janeiro deste ano, foi provocada por afogamento acidental devido a uma intoxicação alcoólica, anunciaram as autoridades britânicas esta quinta-feira.

De acordo com uma informação resultante do inquérito do Tribunal de Westminster, o médico legista concluiu que a morte foi causada pelo afogamento, depois de uma testemunha ter relatado que a cantora foi encontrada imersa na banheira de um hotel, no passado dia 15 de Janeiro.

A cantora de 46 anos não tinha deixado qualquer carta que pudesse indicar suicídio, nem a médica legista Shirley Radcliffe encontrou indícios de lesões auto provocadas, pelo que declarou a causa da morte ter sido um acidente.

A vocalista da banda Cranberries estava em Londres para uma curta sessão de gravação, quando foi descoberta sem vida no hotel.

Formada em 1989, a banda de 'pop/rock' tornou-se mundialmente conhecida na década de 1990, com o álbum Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?.

Something Else é o mais recente álbum da banda, editado em Abril de 2017, que inclui três novos temas e no qual revisitou alguns dos seus sucessos, acompanhada pela Orquestra de Câmara Irlandesa.

A banda actuou em Portugal em 2009, no Campo Pequeno, em Lisboa, e no ano passado cancelou a sua actuação em Cantanhede, na Beira Litoral, no âmbito da Expofacic.

Os Cranberries, que protagonizaram êxitos como Zombie, Dreams ou Linger, venderam em todo o mundo mais de 40 milhões de discos.

A banda irlandesa tinha-se dissolvido em 2002, e voltou a reunir-se em 2009, realizando então uma digressão mundial, que passou por Portugal. Em 2012, editou o álbum Roses.

Em Maio do ano passado a banda iniciou uma digressão europeia, tendo, entretanto, cancelado algumas actuações, devido a problemas de saúde da vocalista.

Dolores O'Riordan nasceu em Limerick, no Sudoeste da República da Irlanda. Durante os anos de interregno da banda, editou dois álbuns a solo, Are You Listening? (2007) e No Baggage (2009).