Cabrita recusa factura do helicóptero de combate a fogos na Madeira

Ministro da Administração Interna participou nas comemorações do 140.º aniversário da PSP na Madeira. Prometeu mais viaturas e equipamentos, mas rejeita pagar a factura da aeronave de combate a incêndios estacionada no Funchal.

Eduardo Cabrita na sessão comemorativa do 140.º aniversário do Comando Regional da PSP na Madeira
Fotogaleria
Eduardo Cabrita na sessão comemorativa do 140.º aniversário do Comando Regional da PSP na Madeira LUSA/GREGÓRIO CUNHA
Miguel Albuquerque com Eduardo Cabrita
Fotogaleria
Miguel Albuquerque com Eduardo Cabrita LUSA/GREGÓRIO CUNHA
Ministro falou sobre meios áereos de combate aos fogos na Madeira
Fotogaleria
Ministro falou sobre meios áereos de combate aos fogos na Madeira LUSA/GREGÓRIO CUNHA

Helicóptero não, novas viaturas e equipamentos sim. O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira, no Funchal, que seja o Estado a suportar os custos operacionais do helicóptero de combate a incêndios que este ano, pela primeira vez, está colocado na Madeira, argumentando que essa é uma matéria de “competência regional”.

O executivo madeirense, chefiado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, tem defendido que cabe ao Estado assumir os custos da operação. No final da semana passada, à margem da entrega de viaturas a corporações de bombeiros do arquipélago, Albuquerque insistiu, argumentando que o Estado, através da Autoridade Nacional da Protecção Civil, deveria contribuir para a segurança da população da Madeira, assegurando o pagamento dos 1,2 milhões de euros que o Funchal paga para ter o aparelho.

Eduardo Cabrita, não concorda. Falando à saída da cerimónia comemorativa do 140.º aniversário do Comando Regional da PSP, o ministro falou da “solidariedade” do Governo em ter incluído a região autónoma no concurso nacional para aquisição dos helicópteros. O executivo, disse aos jornalistas, prestou todo o apoio técnico, mas esta é uma questão de cooperação e uma matéria da “estrita competência regional”.

Antes, no interior do Teatro Municipal Baltazar Dias, onde decorreu a sessão, o ministro Administração Interna sublinhou o “compromisso da República” em dar respostas às necessidades da PSP na Madeira, anunciando três milhões de euros para investimentos em três esquadras e para o Comando Regional do arquipélago e apontando para a chegada ao Funchal, a curto prazo, de novas viaturas e equipamentos.

Numa região onde os índices de criminalidade são inferiores à média nacional Eduardo Cabrita fez eco dos elogios de Albuquerque ao papel da PSP, para essa realidade. “Tem tido um papel pedagógico, determinante e uma acção exemplar”, destacou o presidente do governo madeirense, acrescentando que aquela força policial soube “adaptar-se às especificidades” do arquipélago, contribuindo para os “baixíssimos níveis de criminalidade”.

Albuquerque e Cabrita ouviram ainda o director nacional da PSP, Luís Farinha, contabilizar as mais de 2,5 milhões de intervenções feitas pela PSP em todo o país durante o ano passado, reivindicar mais meios de vigilância. A prevenção criminal em contexto urbano, defendeu o superintendente-chefe, não pode ser feita apenas com recurso ao patrulhamento, é necessária uma aposta tecnológica como nos sistemas de video-vigilância. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários