Semana começa com chuva e descida de temperaturas

Quatro distritos do continente e o arquipélago da Madeira apresentam esta segunda-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Foto
pedro cunha

O IPMA prevê para segunda-feira céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado até final da manhã no litoral a sul do cabo Mondego, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira ocidental, e onde há possibilidade de ocorrência de chuvisco.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O IPMA prevê para segunda-feira céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado até final da manhã no litoral a sul do cabo Mondego, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira ocidental, e onde há possibilidade de ocorrência de chuvisco.

Nas regiões do interior Norte, Centro e Alto Alentejo, estão previstas condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, que poderão ser localmente fortes e ocasionalmente sob a forma de granizo.

A previsão aponta também vento fraco, soprando temporariamente moderado, de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã e do quadrante oeste durante a tarde nas regiões Centro e Sul.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena descida da temperatura mínima e descida da máxima, que será acentuada em alguns locais, em particular do litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus (em Viana do Castelo) e os 19 (em Faro e Castelo Branco) e as máximas entre os 22 graus (no Porto e em Viana do Castelo) e os 31 (em Santarém).

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e zonas montanhosas até início da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 21 e 26 graus.

O IPMA prevê para as ilhas das Flores e Corvo (no grupo ocidental dos Açores) períodos de céu muito nublado, com abertas na tarde, aguaceiros fracos e vento nordeste moderado a fresco com rajadas até 55 quilómetros por hora na madrugada, rodando para leste.

Para as ilhas Terceira, S. Jorge, Faial, Pico e Graciosa (grupo central) prevê-se céu muito nublado com abertas, aguaceiros, geralmente fracos e vento nordeste moderado.

Nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria (grupo oriental) estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros, geralmente fracos e especialmente a partir da tarde e vento nordeste bonançoso a moderado.

Em Santa Cruz das Flores, Horta e Ponta Delgada as temperaturas vão oscilar entre os 20 e os 26 graus e em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 24 graus.

Quatro distritos do continente e o arquipélago da Madeira apresentam esta segunda-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os distritos de Beja, Évora, Castelo Branco e Bragança, no continente, e o arquipélago da Madeira.

Segundo o IPMA, em risco elevado de exposição à radiação UV estão os distritos de Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém e Faro, no continente, e as ilhas de S. Miguel, Faial e Flores (nos Açores).

Os distritos de Setúbal, Viana do Castelo e Aveiro, no continente, e a ilha Terceira, nos Açores estão com níveis moderados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.