Descentralização: Diplomas sectoriais em Conselho de Ministros este mês

Depois de o CDS ter chamado o ministro ao Parlamento, o PS fez saber que os diplomas da descentralização vão ser discutidos pelo Governo este mês.

Foto
Eduardo Cabrita Miguel Manso

Os diplomas sectoriais da descentralização de competências para as autarquias vão em 13 de Setembro a Conselho de Ministros, anunciou esta segunda-feira o PS, após requerimento do CDS-PP para uma audição parlamentar "com urgência" do ministro Eduardo Cabrita.

Segundo revelou a deputada socialista Susana Amador, os decretos sectoriais "irão a Conselho de Ministros no dia 13 de Setembro", mas desde 2016 que a lei-quadro da transferência de competências para as autarquias locais e entidades intermunicipais e os diplomas de cada área têm sido negociados com os municípios e as freguesias.

"Da nossa parte, da parte do grupo parlamentar [do PS], entendemos que esta reforma precisa de serenidade, precisa de confiança, e precisa acima de tudo de fazer o seu caminho, num dos países que é um dos países mais centralistas da União Europeia", salientou a deputada socialista.

O grupo parlamentar do PS respondeu desta forma ao requerimento do CDS-PP, que quer ouvir "com urgência" na Assembleia da República o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre a descentralização de competências para as autarquias.

A deputada socialista notou que, tal como resultou do acordo com o PSD, a lei-quadro da descentralização será "uma reforma gradualista", permitindo que "os municípios vão aderindo em função das áreas que entenderam que são as áreas mais importantes" e "para as quais estão melhor preparados ou apetrechados".

Nesse sentido, 2019 e 2020 vão ser "anos de transição", só se efectivando as transferências de competências a 1 de Janeiro de 2021.

Além da discussão para a aprovação da lei-quadro, o Governo também negociou a revisão da Lei das Finanças Locais com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e com a Associação Nacional de Freguesias (Anafre), com quem tem vindo a consensualizar os cerca de 20 diplomas secxtoriais.

"Esta é uma reforma que para nós é um imperativo político, programático e constitucional, que visa cumprir o princípio da subsidiariedade, quem está mais próximo consegue ser mais eficaz e responder com políticas publicas de qualidade", apontou Susana Amador.

O PS "não irá obstacularizar" a audição no parlamento do ministro Eduardo Cabrita, adiantou a deputada socialista, minimizando as críticas do CDS-PP, que "passou todo o Verão" a procurar casos, considerando que é mais uma tentativa "para se colocar em bicos de pés".

Susana Amador explicou que, quando a lei-quadro foi aprovada a 18 de Julho, os diplomas sectoriais já estavam "mais de 70% consensualizados", e por isso admitiu que sejam aprovados em Conselho de Ministros todos os decretos das áreas a descentralizar.

"Os mais complexos e aqueles que têm mais impacto financeiro, os da educação, os da saúde e os da cultura estão conclusos", afirmou.

Numa carta enviada a 30 de Agosto às autarquias dos 278 municípios do continente, a que a Lusa teve acesso, Eduardo Cabrita referiu que as noticiadas "deliberações de órgãos autárquicos relativamente à opção pelo não exercício de competências em 2019 são extemporâneas e destituídas de qualquer valor jurídico".

"A adesão dos municípios às novas competências só se poderá efectivar após a publicação dos diplomas sectoriais respectivos. Em respeito pelo princípio de gradualismo estabelecido na lei, os municípios terão até 2021 para se prepararem para assumir as novas competências", salientou o ministro da Administração Interna.

O governante, que tutela as autarquias, adiantou que os diplomas "encontram-se em processo legislativo e prevê-se a respectiva aprovação nas próximas semanas".

A transferência de competências abrange, entre outras, as áreas da educação, acção social, saúde, cultura, património, habitação, áreas portuário-marítimas, gestão florestal e áreas protegidas, transportes e vias de comunicação, policiamento, protecção e saúde animal, segurança dos alimentos, estacionamento e freguesias.

Sugerir correcção
Comentar