Alejandro Valverde bisa na Vuelta

Líder Rudy Molard vê margem reduzida para 37 segundos na véspera da etapa mais dura da primeira semana.

Foto
dr

O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) conseguiu, aos 38 anos, vencer pela segunda vez na 73.ª edição da Volta a Espanha, ao bater ao sprint o eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe) na 8.ª etapa.

Valverde, que já tinha triunfado no segundo dia e é segundo na geral, cumpriu os 195,1km entre Linares e Almadén em 4h35m54s, batendo Sagan, tricampeão mundial e favorito na etapa, e o holandês Danny van Poppel (LottoNL-Jumbo), terceiro.

O espanhol enverga a camisola verde e neste sábado reforçou a liderança da classificação por pontos, além de se aproximar do líder da geral, o francês Rudy Molard (Groupama-FDJ), seguindo agora a 37 segundos do camisola vermelha.

Vencedor da Vuelta em 2009, "El Bala" não vencia mais que uma etapa em Espanha desde 2012, mas continua uma temporada recheada de sucessos, depois de vitórias na Volta a Abu Dhabi, na Volta à Catalunha, na Volta à Comunidade Valenciana e de ter sido segundo nos Nacionais espanhóis.

Com um final que afastava da luta pela vitória os sprinters puros, o dia parecia favorecer Sagan, mas um furo nos últimos 50 quilómetros afectou o tricampeão mundial em título. Ainda assim, o eslovaco conseguiu reintegrar-se no pelotão e, nos últimos metros, parecia ter lançado o sprint na altura certa, mas Valverde foi mais forte e relegou Sagan para segundo.

"Sabia que esta chegada era dura, mas não sabia que seria tão dura", confessou Valverde no final da prova, explicando que viveu um momento em que pensou que já não conseguia vencer. O espanhol já está "contente" com o que conseguiu nesta edição, mas admite querer vencer a geral, algo que, ainda assim, considera "muito difícil".

José Mendes (Burgos-BH) é agora o português mais bem posicionado na geral, subindo ao 67.º lugar depois de cortar a meta em 98.º, enquanto Tiago Machado caiu para 70.º depois do esforço da fuga o ter feito perder mais de seis minutos. Em 77.º segue Nelson Oliveira (Movistar), neste sábado109.º, enquanto José Gonçalves (Katusha Alpecin) cortou a meta em 162.º e é 114.º na geral.

No domingo, Rudy Molard defende a liderança da classificação geral na mais dura das etapas da primeira semana, uma ligação de 200,8km entre Talavera de la Reina e La Covatilla, com quatro contagens de montanha e chegada em alto.

Sugerir correcção
Comentar