As duplas João Salaviza/Renée Nader Messora e Gabriel Abrantes seleccionados para festival de Viena

Chuva é cantoria na aldeia dos mortos e Diamantino farão parte do "menu" deste festival austríaco que acontece já em Outubro. Os dois filmes já foram premiados em Cannes.

Ihjãc, o protagonista de <i>Chuva é cantoria na aldeia dos mortos</i>
Fotogaleria
Ihjãc, o protagonista de Chuva é cantoria na aldeia dos mortos DR
<i>Diamantino</i> é a estreia no formato longo de dois realizadores, Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
Fotogaleria
Diamantino é a estreia no formato longo de dois realizadores, Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt DR

Os filmes Chuva é cantoria na aldeia dos mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora, e Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, foram seleccionados para o Festival Internacional de Cinema de Viena, que começa em Outubro.

A lista da programação principal do festival, que termina a 8 de Novembro, só foi parcialmente divulgada.

Chuva é cantoria na aldeia dos mortos foi rodado durante nove meses, em 16mm, sem equipa, na aldeia Pedra Branca, no estado de Tocantins, no Brasil. O filme venceu este mês o prémio de melhor obra de ficção do Festival de Cinema de Lima, no Peru, e, em Maio, o prémio especial do júri da secção Un Certain Regard no Festival de Cannes, e uma distinção por melhor fotografia.

Chuva é cantoria na aldeia dos mortos, que foi produzido por Ricardo Alves Jr. e Thiago Macêdo Correia, da produtora Entre Filmes, sediada em Minas Gerais, em co-produção com a portuguesa Karõ Filmes e com a Material Bruto, de São Paulo, tem estreia comercial prevista para o primeiro trimestre do próximo ano em Portugal, em França e no Brasil.

Diamantino conta a história de Diamantino, interpretado pelo actor Carloto Cotta, uma superestrela do futebol mundial, cuja carreira cai em desgraça. O filme, a primeira longa-metragem de ficção do português Gabriel Abrantes e do norte-americano Daniel Schmidt, venceu em Maio o Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes.

Além de Carloto Cotta, o elenco desta co-produção entre Portugal, Brasil e França inclui Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite.

Gabriel Abrantes e o norte-americano Daniel Schmidt têm trabalhado juntos nos últimos anos em filmes como Tristes Monroes (2017) e A History of Mutual Respect (2010).

A programação completa do Festival Internacional de Cinema de Viena será divulgada a 8 e Outubro.

Sugerir correcção
Comentar