Selecção feminina garante apuramento inédito para o Europeu

Triunfo sobre a Dinamarca coloca Portugal antecipadamente na fase final do torneio.

Foto
DR

A selecção portuguesa feminina de voleibol derrotou a Dinamarca 3-0 (25-14, 25-23 e 25-21) e apurou-se pela primeira vez para um Campeonato da Europa, sendo uma das duas primeiras classificadas do grupo D.

Depois de ter vencido (3-0) as dinamarquesas em Braga na última quarta-feira, a equipa comandada pelo seleccionador Manuel Almeida deu sequência à boa actuação e começou cedo a assentar o seu jogo nesta quarta partida da poule, ao criar logo uma vantagem por 8-1 e triunfando confortavelmente no final do primeiro parcial, por 25-14.

Todavia, a selecção dinamarquesa elevou o seu rendimento no jogo seguinte e colocou mais dificuldades. Ainda assim, a equipa das "quinas" soube manter a supremacia no marcador e acabou por se impor por 25-23. O conforto de dois sets tranquilizou a selecção nacional e a vitória foi confirmada por 25-21 no derradeiro parcial do jogo, disputado em Holte, na Dinamarca.

Com esta vitória, Portugal assegurou pelo menos o segundo lugar no grupo D, com nove pontos em quatro jogos, menos três pontos do que a líder França, que bateu a Geórgia por 3-0 e alcançou também a qualificação para a fase final. A Geórgia é terceira classificada, com três pontos, enquanto a Dinamarca fecha o grupo, sem qualquer ponto.

Portugal volta a jogar na fase de apuramento entre os dias 5 e 6 de Janeiro, visitando a selecção francesa, e termina a campanha a 9 de Janeiro com a recepção à Geórgia. Porém, a selecção de Manuel Almeida já tem, pelo menos, o segundo lugar garantido, mesmo que perca os dois derradeiros encontros, face à vantagem sobre a Geórgia nos critérios de desempate em caso de igualdade pontual.

A fase final do Europeu vai contar com 24 países e decorre em 2019 na Turquia, Polónia, Hungria e Eslováquia.

Sugerir correcção
Comentar