Marcelo não foi o único a felicitar o canoísta Fernando Pimenta

Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem fala em "dia memorável"

Foto
Fernando Pimenta ladeado pelo o alemão Max Rendschmidt e pelo checo Josef Doostal LUSA/PAULO NOVAIS

O Presidente da República felicitou o canoísta Fernando Pimenta que se sagrou neste sábado campeão do mundo em K1 1000 metros, nos Mundiais de Canoagem que decorrem até domingo em Montemor-o-Velho, numa mensagem na página da Presidência. Mas não foi o único, também o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem fala em "dia memorável" e o Benfica, clube ao qual o atleta pertence desde Março, enviou uma mensagem de "orgulho".

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita o canoísta Fernando Pimenta, tricampeão europeu em K1 1000m, pela conquista do título mundial no campeonato que decorre em Montemor-o-Velho", é referido na mensagem presidencial.

Por seu lado, Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, exultou com o "dia memorável". "Conquistar um título inédito no Campeonato do Mundo que o Fernando perseguia há muito tempo – e numa organização portuguesa a todos os níveis a melhor de sempre –não me podiam deixar mais feliz. É um dia memorável", assumiu, quando se completam 29 anos da primeira medalha mundial de Portugal, conquista em 1989 por José Garcia em K1 10.000, na Bulgária.

O dirigente assume o dia "emotivo": "Por muito que se sonhe com este momento, quando ele acontece nunca estamos preparados. Confesso que estava muito nervoso. É um dia memorável para a canoagem e para o desporto português."

Pimenta na "galeria dos notáveis"

Pelo currículo, Vítor Félix entende que o tricampeão da Europa "já entrou na galeria dos notáveis do desporto português", considerando que agora só lhe falta o pódio nos Jogos Olímpicos, que tentará já em Tóquio2020.

"Já não necessitava de muito para estar nesta galeria de notáveis. Destaco o trabalho do treinador Hélio Lucas, muito sábio. Trabalhou tudo ao pormenor. Parabéns também pelo trabalho que tem feito com a equipa feminina. Está a elevar o nível da canoagem portuguesa", elogiou.

Vítor Félix lembra que a federação "está a elevar a fasquia ano após ano" e teme que "qualquer dia não haja um patamar para subir", referindo-se aos "títulos acumulados" na canoagem internacional, que tornam a modalidade "uma referência no desporto português nos últimos dez anos".

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, também deu os parabéns ao canoísta Fernando Pimenta pela conquista do título de campeão do mundo. Numa mensagem publicada no site oficial do clube, o líder dos encarnados enalteceu o sucesso do vice-campeão olímpico de Londres2012, que reforçou o Benfica no passado mês de Março, depois de uma carreira construída ao serviço do Clube Náutico de Ponte de Lima.

"Parabéns, Fernando Pimenta. É um enorme orgulho para o Benfica poder contribuir para o teu sucesso, que é também a glória do país. Todos os portugueses, em particular os benfiquistas, acreditam que amanhã [domingo] voltarás a vencer, no K1 5000. Força, campeão", afirmou Luís Filipe Vieira.

O tricampeão europeu completou a prova em 3.27,666 minutos, batendo por 725 milésimos de segundo o alemão Max Rendschmidt, que ficou com a medalha prata, enquanto o checo Josef Doostal foi o terceiro classificado, a 1,511 segundos do português.

Em campeonatos do mundo, o canoísta de Ponte de Lima, de 29 anos, tinha conquistado o bronze em 2015 e a prata em 2017 nesta distância.

No domingo, Fernando Pimenta defende o título mundial de K1 5000, distância não olímpica.

Sugerir correcção
Comentar