Ex-presidente da CBF chora em tribunal depois de ser condenado a quatro anos de prisão

José Maria Marin, antigo responsável pelo futebol brasileiro, vai cumprir pena nos EUA no âmbito do caso de corrupção "Fifagate"

Foto
Defensores de José Maria Marin falam à comunicação social depois de conhecida a sentença Reuters/LUCAS JACKSON

O antigo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, foi esta quarta-feira condenado a quatro anos de prisão pela justiça norte-americana, pelo seu envolvimento no caso de corrupção denominado ‘Fifagate’.

Aos 86 anos, Marin torna-se o primeiro grande chefe federativo a cumprir pena no caso, depois de ter sido condenado já em Dezembro do ano passado por seis crimes de corrupção, fraude bancária e lavagem de dinheiro.

A juíza federal Pamela Chen disse esta quarta-feira, ao anunciar a sentença, que o antigo dirigente “podia e devia ter dito não, em vez de se envolver no jogo” de corrupção no futebol da América Latina.

Segundo várias testemunhas, Marin, que chorou na audiência final, e o seu ‘vice’, Marco Polo del Nero, receberam perto de 6,5 milhões de dólares em subornos por parte de várias empresas de ‘marketing’ e transmissão de vários torneios sul-americanos.

O caso ‘Fifagate’ foi desencadeado por uma investigação do FBI e de autoridades fiscais norte-americanas, que investigavam a FIFA desde 2010, após o anúncio da entrega do Mundial de 2022 ao Qatar.

A investigação levou à detenção, em Maio de 2015, de Marin e outros dirigentes durante o congresso da FIFA em Zurique, levando à demissão do então presidente do organismo de cúpula do futebol mundial, o suíço Joseph Blatter.

Entre as personagens envolvidas no caso estão, entre outros nomes, o qatari Nasser Al-Khelaifi, dono do Paris Saint-Germain e do grupo BeIN Media, e o francês Jérôme Valcke, antigo secretário-geral da FIFA, num total de 42 nomes.

Sugerir correcção
Comentar