Cristina Ferreira troca TVI pela SIC e vai ocupar as manhãs

A apresentadora muda-se da líder TVI para Carnaxide, onde vai ainda ocupar o cargo de consultora executiva da direcção-geral de entretenimento.

Foto
Dailycristina.com

A apresentadora Cristina Ferreira, uma das mais populares figuras da televisão portuguesa, vai trocar a TVI pela SIC, confirmou o PÚBLICO. A notícia foi inicialmente avançada pelo Correio da Manhã e o PÚBLICO soube entretanto que Cristina Ferreira vai ocupar as manhãs do canal.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A apresentadora Cristina Ferreira, uma das mais populares figuras da televisão portuguesa, vai trocar a TVI pela SIC, confirmou o PÚBLICO. A notícia foi inicialmente avançada pelo Correio da Manhã e o PÚBLICO soube entretanto que Cristina Ferreira vai ocupar as manhãs do canal.

Cristina Ferreira vai ainda ocupar o cargo de consultora executiva da direcção-geral de entretenimento, liderada por Daniel Oliveira, apurou o PÚBLICO. A apresentadora vai conduzir as manhãs da SIC numa altura em que o canal de Carnaxide está a reformular a sua grelha no âmbito da sua nova direcção – Daniel Oliveira chegou ao cargo em Junho e ocupa também as funções de director-geral de entretenimento da Impresa, sendo ainda responsável pelos canais temáticos do grupo.

A data de chegada de Cristina Ferreira aos ecrãs da SIC ainda não é conhecida. A transferência é uma mudança de monta nos canais generalistas portugueses: a também directora de conteúdos não-informativos da TVI troca o canal líder de audiências pela estação que ocupa o segundo lugar no top dos mais vistos.

Ao final da tarde de quarta-feira a TVI informou em comunicado que acordou "não renovar o contrato de prestação de serviços da apresentadora que está em vigor até 30 de Novembro de 2018". Actualmente estão a ser negociados "os termos aplicáveis à cessação da relação contratual vigente e, bem assim, do vínculo laboral existente", prossegue a TVI.

"Após 16 anos, ambas as partes entendem estar na altura de dar início a um novo rumo e a novos projectos empresariais e profissionais, pondo um ponto final neste caminho comum. A TVI destaca o profissionalismo e competência que a apresentadora e directora de conteúdos não informativos sempre votou no exercício das suas funções na TVI, a televisão líder em Portugal."

A empresária, que construiu um pequeno império em torno do seu nome e do apreço do público, traduzido na revista homónima, num site e noutras linhas de produtos, estreou-se na televisão precisamente na TVI. Esteve ligada à apresentação de pequenos formatos associados a grandes êxitos do canal, como o reality show Big Brother, mas foi Você na TV que lhe deu a popularidade e o estatuto do qual goza até hoje. Foi em 2004, fazendo dupla com Manuel Luís Goucha, que o programa diurno se estreou e passou a líder de audiências. Desde então, Cristina Ferreira é um dos principais rostos, se não mesmo o mais reconhecível, do entretenimento da TVI, estação para a qual conduziu já vários programas e formatos.

Desde a ascensão de Daniel Oliveira ao seu actual cargo na Impresa têm sido noticiadas mudanças na SIC como a saída da antiga directora de programas Gabriela Sobral – que por seu turno tinha chegado a Carnaxide vinda da TVI em 2010, na mesma altura em que a apresentadora Fátima Lopes trocava a SIC pela estação de Queluz – e que passarão por possíveis mexidas na grelha e nas funções de nomes de peso como Júlia Pinheiro, que, até agora, conduz as manhãs da SIC.