Austrália recua nas medidas ambientais devido a divisões no governo

Turnbull tem uma maioria parlamentar de apenas um deputado.

Foto
O primeiro-ministro australiano Reuters

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, recuou e retirou os requisitos necessários para pôr em prática uma redução das emissões de gases com efeito de estufa na nova lei de energia. O passo atrás aconteceu devido à oposição política que Turnbull teve no seu Governo. 

“A legislação para avançar com a componente das emissões de gases da Garantia Nacional de Energia não irá ser aprovada na Câmara dos Representantes,” disse Turnbull em Camberra.

O plano da Garantia Nacional de Energia obrigaria que os gases com efeito de estufa emitidos pela indústria em 2030 fossem 26% abaixo dos níveis emitidos em 2005. No momento em que a Austrália atravessa a pior seca dos últimos 60 anos, Turnbull disse que iria procurar legislar a redução das emissões no futuro.

O primeiro-ministro australiano acrescentou que avançaria com a legislação para reduzir as emissões de gases quando tivesse apoio suficiente por parte do seu partido. Apesar do compasso de espera, Turnbull disse que o Governo estava empenhado em cumprir os seus compromissos do Acordo de Paris.

Turnbull tem uma maioria parlamentar de apenas um deputado. Com vários legisladores a prometerem não apoiar qualquer legislação sobre a redução de emissões, esta deverá permanecer elusiva durante pelo menos um ano.

A decisão provocou duras críticas por parte dos que puseram de parte a hipótese de que uma redução seja alcançada sem haver legislação.

“Este comunicado é um retrocesso para o movimento global para reduzir as emissões de carbono,” disse Will Steffen, climatólogo na Universidade Nacional da Austrália. “A Austrália está muito atrasada no que diz respeito ao alcançar o seu número de emissões em relação ao resto do mundo” acrescentou. "Estudos independentes demonstram que as emissões têm aumentado ao longo dos últimos três anos; não acredito que, sem acção imediata, a Austrália atinja os seus objectivos.”

A Austrália – um dos maiores emissores de carbono per capita devido à sua dependência das centrais a carvão – está entre os quase 200 países que assinaram o Acordo de Paris.

Os Estados Unidos tornaram-se o único signatário que saiu do acordo em 2017.

Revolta conservadora

A Garantia Nacional de Energia da Austrália deveria ter posto fim à guerra interna sobre como o país poderia impulsionar a credibilidade energética e ao mesmo tempo reduzir as emissões de carbono.

Mas ao exigir que o sector energético australiano reduza 26% das suas emissões, velhas feridas reabriram e provocaram divisões no Governo por questões ideológicas.

Os conservadores, liderados pelo ex-primeiro-ministro Tony Abbott, que fez a Austrália aderir ao Acordo de Paris, argumentam que reduzir as emissões põe a Austrália em desvantagem económica depois dos EUA se terem retirado do acordo em 2017.

O argumento encontra apoiantes entre os eleitores rurais, um eleitorado importante para Turnbull, um liberal que durante a sua carreira política tem dado apoio à questão das alterações climáticas.

“É uma completa capitulação aos membros da direita do Partido Liberal da Austrália, que querem perpetuar a economia do carvão na Austrália,” disse Robyn Eckersley, professor e chefe do departamento de Ciências Políticas da Universidade de Melbourne.

A decisão de Turnbull poderá aliviar a tensão actual, apesar da paz interna parecer frágil e de a reeleição do Governo a parecer improvável.

“Esta questão é demasiado importante para que políticas partidárias e pessoais estraguem a oportunidade de trazer a política energética para o século XXI,” disse Andrew Richards, director executivo do Energy Users Association of Australia.

Com Turnbull a ter dificuldades em unir o partido, os meios de comunicação australianos relataram que o ministro do Interior, Peter Dutton, pretendia desafiar a sua chefia. Desde 2009, a Austrália já teve cinco líderes.

Porém, Turnbull pôs fim aos rumores.

“Peter Dutton esteve na reunião desta manhã e na reunião de ministros ontem à noite. É um membro da nossa equipa. Deu-me o seu apoio total”, afirmou Turnbull.

Uma sondagem desta segunda-feira demonstra que o apoio a Turnbull desceu drasticamente, atingindo o número mais baixo desde Dezembro.

Uma sondagem realizada pela Ipsos, publicada nos jornais da empresa Fairfax, mostra que apesar de Turnbull ser mais popular que o líder da oposição trabalhista Bill Shorten, o apoio à sua coligação liberal-nacional caiu quatro pontos para os 45%, dez pontos mais abaixo que o Partido Trabalhista, o suficiente para uma derrota eleitoral esmagadora.

Michiel Schaeffer, directora da Ciência da Climate Analytics, um grupo de investigação de Berlim, prevê que a Austrália eventualmente irá endurecer as suas acções contra as alterações climáticas. “Tendo em conta a seca extrema em Nova Gales do Sul, que atingiu novos recordes, e uma época de incêndios florestais precoce, os interesses gerados pelos combustíveis fósseis na Austrália ganharam mais uma vez, impedindo que o governo avance no que diz respeito às questões climáticas,” disse num email enviado à Reuters.

“Apesar disso, as energias renováveis continuam a ganhar força, especialmente dentro dos estados,” acrescentou. “Em última análise, uma tomada de acção contra as alterações climáticas será inevitável por parte da Austrália.”

Tradução de Ana Silva

Sugerir correcção
Comentar