Tänak vence Rali da Alemanha pelo segundo ano consecutivo

Neuville foi segundo classificado e aumentou a vantagem no Mundial sobre Ogier.

Tänak bateu toda a concorrência
Foto
Tänak bateu toda a concorrência LUSA/-

O estónio Ott Tänak (Toyota Yaris) venceu neste domingo o Rali da Alemanha, nona etapa do Mundial, com 39,2 segundos de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que se distanciou no campeonato do francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta).

O líder do Mundial chegou ao segundo lugar ao beneficiar dos abandonos do espanhol e seu companheiro de equipa Dani Sordo, devido a um despiste, e do finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), com problemas mecânicos, na primeira especial cronometrada deste domingo.

Desta forma, Neuville aumentou de 21 para 23 os pontos de diferença sobre Ogier, que terminou na quarta posição, a 1m34,5s de Tänak, e minimizou os danos ao vencer a "power stage", enquanto o belga não foi além do quinto lugar na derradeira especial.

Ogier, o mais rápido em dois dos três troços disputados neste domingo, foi o único a ameaçar o domínio de Tänak, na sexta-feira, mas um furo, no sábado, atirou-o para o nono lugar afastou-o da luta pela vitória.

O estónio somou a segunda vitória consecutiva na Alemanha, consolidou o terceiro lugar na classificação de pilotos, com 136 pontos, menos 36 do que Neuville, e somou o quinto triunfo na carreira, o terceiro em 2018, depois dos êxitos na Argentina e na Finlândia.

O finlandês Esapekka Lappi (Toyota Yaris) conquistou o lugar mais baixo do pódio alemão, ao gastar mais 1m00,9s do que o seu companheiro de equipa.

O Rali da Turquia vai ser a próxima prova do Mundial, a décima de 13, e vai ser disputado entre 13 e 19 de Setembro.