Chamas queimaram quase 28 mil hectares no Algarve

É a última actualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.

Foto
Rui Gaudêncio

O incêndio que deflagrou em Monchique a 3 de Agosto destruiu perto de 28 mil hectares no Algarve, segundo a última actualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

De acordo com os dados mais recentes, e tendo por base a última informação colocada no site do EEFIS, datada de 11 de Agosto, um dia depois do incêndio ter sido dado como dominado, tinham ardido 27.635 hectares.

A área destruída no grande incêndio que assolou a mesma região em 2003, nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos, foi de 41.000 hectares, mais 13.365 hectares.

O incêndio rural, que foi combatido por mais de mil operacionais e considerado dominado na manhã de dia 10 de Agosto, atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afectado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

O maior incêndio, em termos de área ardida, que este ano se tinha verificado até ao final de Julho em território nacional era o da Guarda onde, em Fevereiro, arderam 86 hectares.

No ano passado, as chamas destruíram mais de 440 mil hectares, o pior ano de sempre em Portugal, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Quanto aos maiores incêndios em termos de área ardida, ocorridos no ano passado, no topo da lista aparece o que teve origem no dia 15 de Outubro, em Seia/Sandomil, no distrito da Guarda, que destruiu 43.191 hectares.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários