Nelson Évora na final do triplo salto

Saltador português foi o sexto nas qualificações nos Europeus de atletismo e vai lutar pelas medalhas no domingo.

Foto
Évora nunca ganhou uma medalha em Europeus ao ar livre Reuters/JOHN SIBLEY

Nelson Évora qualificou-se para a final do triplo salto nos campeonatos Europeus de atletismo, em Berlim, com 16,62m metros, a sexta marca do concurso.

O campeão olímpico em Pequim 2008 conseguiu 16,62m no primeiro salto, seguindo-se dois nulos, terminando no sexto posto, a 20 centímetros do azeri Alexis Copello, primeiro na qualificação.

O atleta do Sporting, que tem 17,05m como melhor marca do ano, ficou atrás do espanhol Pablo Torrijos (16,79m), do francês Jean-Marc Pontvianne (16,77m), do grego Dimítrios Tsiámis (16,69m) e do turco Can Özüpek (16,66m).

A final do triplo salto está marcada para domingo, a partir das 19h55 locais (18h55 em Lisboa).

Quem também conseguiu apuramento para a final foi Marta Pen. A corredora portuguesa conseguiu o apuramento directo para a final dos 1500m, a disputar no último dia dos Europeus.

A atleta do Benfica enfrentou uma prova lenta, mas sempre mostrou argumentos para as mudanças de velocidade que se vieram a verificar, mantendo-se no grupo da frente e respondendo à mudança de velocidade imposta pela britânica Laura Muir.

Muir acabou por vencer esta meia-final, com 4m09,12s, à frente da irlandesa Ciara Magean (4m09,3s), enquanto Marta Pen terminou em terceiro lugar, com a marca de 4m09,40s. Apuravam-se as quatro primeiras.

No salto com vara, Diogo Ferreira não foi feliz e não conseguiu o apuramento para a final. Depois de passar 5,16m à primeira tentativa e 5,36m à segunda, o atleta do Benfica não conseguiu superar os 5,51m, terminando em 14º lugar.

Sugerir correcção
Comentar