Quando o segredo é cabeça de cartaz

O mistério envolve o cartaz das Vodafone Music Sessions, os concertos-surpresa mais intimistas do Vodafone Paredes de Coura.

Foto
André Ferreira

De 15 a 18 de Agosto são muitos os caminhos – e ainda mais os motivos – que nos levam às margens da Praia Fluvial do Taboão, em Paredes de Coura. No habitat natural da música há uma mística que resulta da combinação entre um lugar idílico, um cartaz de peso, um público entusiasta e uma agenda que prova que o Vodafone Paredes de Coura vai muito além da música.

Longe dos grandes palcos, as Vodafone Music Sessions – que já são um clássico neste festival – fazem parte dessa agenda, que embora paralela ao line-up principal, ganha cada vez mais fãs. Nesta edição, regressam com um cartaz naturalmente surpresa que promete momentos inesquecíveis durante os quatro dias do festival.   

Criadas pela Vodafone em 2013 com o intuito de elevar a experiência do público, as Vodafone Music Sessions são concertos exclusivos que acontecem em clima de secretismo, com o local e o nome dos artistas a serem anunciados apenas algumas horas antes do showcase através das redes sociais da marca e do festival.

A iniciativa, que já foi galardoada nos “Portugal Festival Awards” e também nos “Iberian Festival Awards” como a Melhor Activação de Marca, desperta o desejo de muitos, mas está ao alcance de poucos. O acesso é reservado às pessoas que são convidadas de forma aleatória pela organização para seguir em direcção a sítios inusitados – pode ser um penhasco, o quartel dos bombeiros, a casa de um casal octogenário ou qualquer outro local da vila de Paredes de Coura. Aí, o grupo bafejado pela sorte pode assistir a um concerto de uma das bandas que faz parte do alinhamento principal do festival, num ambiente verdadeiramente intimista.

No ano passado, a organização optou por um formato mais inclusivo, com showcases em vários locais do campismo e praia fluvial do Taboão. Enquanto muitos festivaleiros se banhavam no rio Coura, os Wedding Present surpreenderam com um concerto no telhado. Mas não foram os únicos a fazer uso do efeito-surpresa. Nothing, Moon Duo e Noiserv foram as outras estrelas que abrilhantaram as Vodafone Music Sessions, com concertos inesperados que fizeram as delícias dos fãs.

Este ano, as Vodafone Music Sessions prometem regressar ao seu formato original, recuperando a mística destes momentos tão únicos e especiais. Embora não se saiba quando e muito menos onde, certo é que estes momentos vão acontecer fora do recinto e prometem ficar na memória de quem terá o privilégio de assistir.

Depois do êxito da edição de 2017, em que o festival atingiu recordes absolutos em termos de público, as expectativas para esta 26ª edição são elevadas. Ao palco vão subir nomes como Arcade Fire, Skepta, Fleet Foxes, Jungle, The Blaze, King Gizzard & The Lizard Wizard, Slowdive, Big Thief, Yasmine Hamdan, SILVA, The Legendary Tigerman, Dead Combo, entre outros. Resta saber quem irá aceitar o desafio das Vodafone Music Sessions.