São menos três mil os candidatos ao ensino superior

O número total de candidatos diminui 5,6% face ao ano anterior, uma redução equivalente ao número de estudantes do 12º do ensino secundário inscritos em 2018 nos exames nacionais.

Foto
rita chantre

Houve menos cerca de 3000 estudantes a candidatarem-se à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, segundo mostram os resultados divulgados nesta quarta-feira.

O prazo do concurso, que arrancou a 18 de Julho, terminou nesta terça-feira. A quebra de procura já tinha sido antecipada pelo PÚBLICO na semana passada (quando se estimava que seria possível acabar o prazo de candidaturas com até menos cinco mil candidatos do que em 2017). Na altura, responsáveis do ensino superior apontaram os maus resultados nos exames nacionais (que servem para concluir o secundário e como provas de ingresso no superior) como sendo uma das principais razões para a diminuição.

Numa nota publicada nesta quarta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) atribui a descida ao facto de menos estudantes terem este ano realizado os exames do secundário. “Os resultados no final desta 1.ª fase de candidaturas revelam que o número total de candidatos diminui 5,6% face ao ano anterior, uma redução equivalente ao número de estudantes do 12.º do ensino secundário inscritos em 2018 nos exames nacionais”, que passou de 90.467 para 87.765, afirma o ministério.

PÚBLICO -
Aumentar

O MCTES vai mais longe nesta relação, dando conta de que o número de candidatos a universidades e politécnicos públicos (49.624) representa cerca de 57% do número de inscritos nos exames nacionais do 12.º ano (87.765). Frisa ainda que este é o quarto ano consecutivo em que a percentagem “de candidatos ao ensino superior público em relação ao número de alunos do 12.º ano inscritos em exames nacionais é superior a 55%”.

Na 1.ª fase do concurso de acesso só podem ser utilizadas as notas obtidas nos exames nacionais também da 1.ª fase. Na semana passada ficou também a saber, por via do Ministério da Educação, que mais de metade dos alunos que realizaram o exame de Matemática A do 12.º ano em Junho, uma das provas mais utilizadas no acesso, repetiram a prova na 2.ª fase por terem chumbado à 1.ª tentativa ou por necessitarem de subir a nota.

Analisando o que se passou ao longo de dez anos (2009-2018), conclui-se que aquele que registou mais candidatos na 1.ª fase foi o ano de 2009 (com 52.812) e aquele que teve menos foi 2013 (com 40.419 candidatos).

Este ano estavam em jogo 50.852 lugares. Quem se candidatou na 1.ª fase do acesso ao superior ficará a saber a 10 de Setembro se ficou colocado e em que condições. Logo a seguir, a 18 de Setembro, abrirá a 2.ª fase, onde geralmente já não existem vagas disponíveis para os cursos mais cobiçados. E por fim, entre 4 e 8 de Outubro, realiza-se a 3.ª e última fase do concurso nacional.

"Novo padrão"

O ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, considerou também nesta quarta-feira, em declarações à Lusa, que a diminuição, em cerca de três mil, do número de candidatos às universidades e politécnicos mostra que está a surgir um “novo padrão” de estudantes em Portugal, que estará a ser potenciado pela retoma económica: os que preferem começar a trabalhar e prosseguir estudos mais tarde.

"Não é uma situação alarmante, de forma alguma, até pode ser um bom sinal de dinamismo económico", disse, lembrando que esta é uma realidade comum nos países do Norte da Europa. As declarações de Manuel Heitor foram proferidas poucas horas depois de o Instituto Nacional de Estatística ter dado conta de que a taxa de desemprego entre os jovens dos 15 aos 24 anos atingiu, no segundo trimestre, o seu valor mais baixo dos últimos oito anos. Está em 19,4%, mesmo assim bastante superior à taxa de desemprego geral que desceu para 6,4%. Por comparação ao trimestre anterior desceu 2,5 pontos percentuais. Se a comparação for feita com o mesmo período de 2017, para atenuar os efeitos de sazonalidade, verifica-se que diminuiu 3,3 pontos.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários