Câmara apela a “lixo zero” nas praias de Gaia

Campanha percorre algumas das zonas balneares do concelho até 25 de Agosto.

Foto
Lavadores é uma das praias em que decorrerão as acções de sensibilização Paulo Pimenta

Nas próximas semanas haverá mais do que banhos de sol para os frequentadores de oito das mais concorridas praias de Vila Nova de Gaia. O município e a empresa Suma vão promover uma campanha com o objectivo de diminuir drasticamente o lixo nas zonas balneares, recorrendo a sessões formativas, actividades de lazer, animação de rua, distribuição de materiais e acções de divulgação.

Baseada na aspiração universal de se poder usufruir de praias sem lixo, a iniciativa alerta para regras “lixo zero” e será desenvolvida nas zonas balneares de Lavadores, Canide Norte, Valadares Sul, Francelos, Senhor da Pedra, Aguda, Granja e Douro Marina, entre esta quinta-feira, 9 de Agosto, e o próximo dia 25. O lançamento da iniciativa decorre esta quinta de manhã, na praia de Canide Norte.  

As duas entidades promotoras pretendem convidar “as populações locais, mesmo em tempo estival, a continuarem a diminuir o desperdício na origem – através da recusa de itens e embalagens desnecessárias –, a reutilizarem objectos –­ prolongando o ciclo de vida dos materiais –, a reciclarem os resíduos – aproveitando os recursos neles contidos –, e a manterem a limpeza dos espaços públicos, não sujando nem deixando sujar”. A campanha surge num momento em que, por múltiplos canais, a sociedade civil vai ganhando consciência dos problemas causados pelo lixo, e principalmente pelo plástico, nos oceanos.

Os organizadores desta campanha ambicionam induzir práticas mais sustentáveis, com as quais seja possível reduzir a produção de lixo, o que contraria uma tendência do Portugal pós-crise, em que os resíduos por habitante aumentaram. O objectivo tem impactos individuais, até do ponto de vista económico, recordam, aos quais se somam vantagens colectivas, como “a diminuição dos custos municipais com a recolha, a limpeza e o tratamento dos resíduos urbanos; a redução da extracção de matérias-primas e a diminuição da utilização de água e energia”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários