Inês Henriques conquista ouro em Berlim

A portuguesa venceu a prova dos 50 quilómetros de marcha dos Campeonatos da Europa de Atletismo na manhã desta terça-feira.

Foto
Inês Henriques no final da prova Reuters/MICHAEL DALDER

Inês Henriques era já uma das favoritas ao ouro, e conquistou-o na manhã desta terça-feira, na prova dos 50 quilómetros de marcha dos Campeonatos da Europa de Atletismo, em Berlim. A portuguesa era uma das 19 atletas inscritas na prova, onde marcharam desde as 7h35.

A marchadora do CN Rio Maior, de 38 anos, liderou a prova desde o início, concluindo a distância em 4h09m21s, impondo-se à ucraniana Alina Tsviliy e à espanhola Julia Takács, segunda e terceira classificadas, respectivamente. Esta foi a primeira vez que os 50 quilómetros de marcha integraram o programa feminino dos Europeus. A competição decorreu ao mesmo tempo que a dos homens. 

Em Agosto do ano passado, Inês Henriques conquistou a medalha de ouro nos Mundiais de Londres e foi a primeira campeã mundial da distância com um tempo de 4h05m56s. A chinesa Liang Rui retirou um minuto e 20 segundos à sua marca (4h04m36s), em 5 de Maio deste ano, no Mundial de marcha por Nações, em Taicang, na China.

“Era um sonho, mas com a minha idade, com tudo o que tinha acontecido, já tinha perdido essa esperança”, contava a atleta numa entrevista ao PÚBLICO, no ano passado, referindo-se aos Mundiais. Agora, soma à medalha do Mundial o ouro da competição europeia. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou Inês Henriques pela conquista do título europeu através de uma mensagem divulgada no site da Presidência.

“Depois do recorde do mundo da modalidade e do título mundial, ambos conquistados em 2017, uma vez mais a atleta portuguesa de marcha nos enche de orgulho e alegria. Agora, em Berlim, Inês Henriques veio confirmar o excelente resultado do ano passado em Londres, alcançando o título europeu dos 50 quilómetros de marcha”, escreveu o chefe de Estado. com Lusa

Sugerir correcção
Ler 5 comentários