Protectores solares seguros e com índice de protecção correspondente ao rótulo

Infarmed avaliou várias marcas de protectores solares e considera-os em consonância com o que apresentam no rótulo.

Foto
Infarmed aconselha a que se evite o sol entre as 12h e as 16h LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

A Autoridade do Medicamento analisou 22 protectores solares à venda em Portugal e concluiu que os factores de protecção correspondem ao que é indicado no rótulo, apresentando qualidade e segurança.

O Infarmed, que tem a responsabilidade de supervisionar os produtos cosméticos, realizou este ano uma acção de supervisão do mercado de protectores solares, avaliando a sua qualidade laboratorial e analisando o seu factor de protecção. Entre 2007 e 2018 foram fiscalizados mais de 250 protectores solares.

Segundo os resultados do estudo, a que a agência Lusa teve acesso, dos 22 produtos com função de protectores analisados depois de colhidos em diversos locais de venda ao público, todos "apresentaram um factor de protecção solar correspondente à categoria declarada no rótulo".

Após 154 ensaios laboratoriais realizados, o Infarmed não encontrou nenhum caso em que o factor de protecção não correspondesse ao indicado no rótulo.

Também a nível das análises para determinar a contaminação por bactérias, os produtos mostraram cumprir os limites estabelecidos.

"Pode-se assim concluir que, do ponto de vista da qualidade e segurança, todos os produtos analisados se encontravam conformes, considerando a legislação em vigor", indica a Autoridade do Medicamento no seu estudo.

As análises do Infarmed incidiram especialmente nos protectores solares com factores de protecção entre 30 e 50.

A Autoridade do Medicamento aproveita para lembrar que apenas os cremes com factor de protecção acima de 30 "apresentam protecção elevada", já que a protecção entre 6 e 10 é baixa e entre 15 e 25 é média.

São ainda recordados conselhos de utilização, como colocar o protector solar de duas em duas horas e após nadar ou transpirar.

Tal como a generalidade das autoridades de saúde, o Infarmed indica ainda que a protecção do sol não se pode ficar pelo uso do protector, aconselhado a que se evite a exposição solar entre as 12h00 e as 16h00, por exemplo.

Sugerir correcção
Comentar