Videoclipe

Grand Sun e a loucura nudista no final da praia

Eis-nos perante o lindo mês de agosto e, parece de propósito, foram adicionados em VIDEOCLIPE.PT (sem nos creditarem a autoria) dois “lindos” vídeos lusos apropriados a esta nossa época bem silly, que é vivida num paradoxo entre o drama (fogo) e a maluquice do veraneio (fúria).

Estamos a falar de duas bandas bem novinhas, sendo que uma delas começa logo por nos atacar com essa coisa linda e tocante que é intitular um tema de Punhetas. Fruto de uma atitude punk e de um som garage, os The FAQs apresentam nesse videoclipe uma desbragada animação, apesar da simplicidade técnica e dos movimentos repetitivos, na qual se ilustra a banda e algumas figurinhas incontornáveis dos noticiários mundiais, mas com algo a bamboar.

A outra banda, os Grand Sun (nome mais adequado a esta estação não podia haver), com um registo sonoro mais solar e indie pop, e com algo de Beach Boys no ar, apresenta este Go Home que optamos por aqui destacar. É o videoclipe chamariz para o prometido EP, o The Plastic People of the Universe.

Se bem que o gesto ficcional é assumidamente silly, o resto afinal é um desapontante really? (o inglês atenua dizermos que é parvo ou idiota, o que era óbvio). Sabemos que é difícil pedir grande inventividade visual para estes “quadros” encenados quando em Portugal nem existe orçamento para isso, daí que o nudismo final acaba por resgatar algum esgar positivo e sintetizar verdadeiramente o espírito: a celebração da fúria saudável das hormonas juvenis quando aquecidas pelo grande sol em época estival. Viva a loucura dos finais de praia!

O VIDEOCLIPE.PT voltará em setembro para, a partir das propostas recebidas nessa plataforma, continuar a fazer a curadoria desta galeria e a divulgar novas bandas e novos realizadores portugueses. Entretanto, tenham também umas ótimas férias.

Texto escrito segundo o novo Acordo Ortográfico, a pedido do autor.