Alarcón vence segunda etapa consecutiva e é cada vez mais amarelo

O ciclista espanhol ultrapassou Joni Brandão na subida final e passou a meta da 4ª etapa em primeiro.

Foto
Segunda vitória consecutiva para Alarcón. LUSA/NUNO VEIGA

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) e Joni Brandão (Sporting-Tavira) protagonizaram um duelo emocionante nos últimos quilómetros da "Etapa Rainha" da Volta a Portugal - uma tirada de 144,3 quilómetros e que teve menos 27 do que o previsto por lhe ter sido retirada a passagem na Torre, ponto mais alto de Portugal continental, devido ao calor - e que acabou por ser conquistada pelo espanhol quando cruzou a linha da meta nas Penhas da Saúde em primeiro, depois de ter partido da Guarda 4h02m19s antes. É a segunda vitória consecutiva para a sua equipa e para o próprio Alarcón, que ficou com 52 segundos de vantagem sobre o segundo posto na classificação geral, ocupado por Joni Brandão.

Com muitos altos e baixos, esta era uma etapa com 144,3 quilómetros que prometia emoção e não desiludiu. Na subida final até Penhas da Saúde, uma das mais duras da prova, um pelotão que foi novamente dominado pela W52-FC Porto desfigurou-se e viu partir 15 corredores. Este ataque começou a ser construído a nove quilómetros da meta e Alarcón não deixou de participar nele.

Isto porque Joni Brandão, que ficou em terceiro na etapa de sábado, desta vez estava decidido a subir lugares na tabela. E atacou cedo. O ciclista português seguia na frente da corrida e a aproximadamente sete quilómetros do fim conseguiu mesmo aumentar a vantagem para o grupo de perseguidores, liderado por Alarcón.

Mas o espanhol foi sendo protegido pelos seus colegas de equipa de outros ataques que poderiam surgir e quando faltavam menos de seis quilómetros para terminar a etapa, Alarcón já se encontrava a apenas 30 segundos de Joni Brandão, que começou a ver o seu adversário mais próximo a encurtar a distância. O espanhol via o português como uma luz ao fundo do túnel que estava cada vez mais ao seu alcance, e esse objectivo foi conseguido ao quilómetro 140 da etapa. Alarcón percorreu os dois quilómetros seguintes com paciência, sempre colado a Joni e à espera do momento certo para atacar a meta.

Ao chegar aos dois quilómetros finais, o ciclista espanhol descolou do seu adversário e acelerou para nunca mais ser alcançado. Joni Brandão não desistiu e ainda teve breves momentos em que conseguiu reduzir a distância para a liderança, mas não foi o suficiente e chegou ao fim a 12 segundos de Alarcón.

Na geral, o português está em segundo a 52 segundos do espanhol, que ganhou neste domingo um bom fôlego para as seis etapas que restam para terminar a 80.ª Volta a Portugal. Vicente De Mateos (Aviludo-Louletano) desceu para terceiro e ficou a 1m41s do compatriota.

No final, Raúl Alarcón realçou o seu duelo com o ciclista do Sporting e afirmou que um dos objectivos é "tentar ganhar tempo aos rivais". "Foi uma etapa muito dura e tive de fazer um esforço muito grande para apanhar o Joni Brandão na parte final, mas felizmente consegui vencer e aumentar a diferença na geral", disse.

Na segunda-feira, a 5.ª etapa liga Sabugal a Viseu num percurso de 191,7 quilómetros que pode ser vantajoso para os sprinters.

Sugerir correcção
Comentar