Em Ferrel não há central nuclear mas há corridas de burros

Por estes dias, a vila de Ferrel celebra a luta da população contra a construção de uma central eléctrica. A romaria começa este domingo e dura até dia 12 de Agosto.

Foto
Terreno baldio do Moinho Velho onde a população protestou contra a central nuclear há 30 anos Rui Gaudêncio (Arquivo)

Diz-se por aí que vozes de burro não chegam ao céu, mas na vila de Ferrel, em Peniche, são eles as estrelas da festa. Uma festa que celebra uma vitória com 42 anos.

Corria o ano de 1976 quando a população da vila saiu à rua munida de enxadas, foices e outros que tais para se manifestar contra a construção de uma central nuclear num terreno em Ferrel. A população acabou por vencer a luta e hoje, onde poderia estar instalada a central, existe uma unidade-piloto de produção de energia das ondas. A terra ficou reconhecida pelo levantamento popular contra o Empreendimento Nuclear de Ferrel, que deu origem a outros movimentos contra este tipo de energia por todo o país.

Agora, e passados 40 anos da luta da população, a Festa Pela Vida e Contra o Nuclear, organizada em 1978, está a ser recordada e comemorada através de várias actividades culturais.

Segundo o comunicado da organização, “durante todo o ano de 2018 tem existido uma série de iniciativas comemorativas, como peças de teatro, exposições, palestras, concertos e faz tudo parte de um evento comemorativo onde o religioso e o profano convivem abertamente e sem preconceitos”. 

As Festas de Ferrel têm sempre início a 5 de Agosto de cada ano, e estendem-se até ao fim-de-semana seguinte para que ao sábado se possa realizar a habitual Corrida dos Burros. A Associação Proferrel organiza no dia anterior uma caminhada entre o Largo da Nossa Senhora da Guia e o local onde seria instalada a central nuclear, em celebração da vitória da população. Todos os lucros da festa revertem a favor da freguesia e das suas organizações sociais e culturais.

“Num paraíso para o surf, a Festa de Ferrel é o ponto de encontro de inúmeros surfistas de Portugal e de todo o mundo, que fazem das praias de Ferrel o seu spot durante as festividades”, remata o comunicado. 

A vila vai ainda ser palco de espectáculos musicais e da Ferrel Zumba Color.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção