Vicente de Mateos conquista a segunda e mais longa etapa da Volta

O espanhol foi o primeiro a chegar à meta, vencendo ao sprint, depois de ultrapassar o colega Luís Mendonça.

Foto
A chegada a Portalegre Nuno Veiga/Lusa

A 80.ª edição da Volta a Portugal voltou a incluir na prova, 20 anos depois da última vez, o percurso de Beja a Portalegre, conhecido como “frigideira alentejana”. A segunda etapa, a maior da Volta deste ano, foi esta sexta-feira vencida ao sprint por Vicente de Mateos (Aviludo–Louletano) ao fim de 5h47m25s. Rafael Reis (Caja Rural-Seguros) mantém-se como camisola amarela.

Quando faltavam aproximadamente 80 quilómetros para o fim, o pelotão encontrava-se a três minutos da frente da corrida em fuga, formada por David Ribeiro (LA Alumínios), Muhammad Azman (Team Sapura Cycling), Samuel Blanco (Liberty Seguros-Carglass) e Andrea Ruscetta (Mstina-Focus). À medida que a corrida foi caminhando para o fim, também a velocidade média desceu, decerto devido ao calor.

O pelotão foi avançando e diminuindo a desvantagem para a frente da corrida, que a 25 quilómetros da meta já só era composta por Blanco e Ribeiro com um minuto de vantagem. Os dois ciclistas foram finalmente alcançados a 18 quilómetros do fim da etapa. Foram mais de 180 quilómetros que o pelotão esteve a perseguir os fugitivos.

Depois de algumas tentativas falhadas por parte de alguns ciclistas de fuga, de Mateos bateu o colega de equipa Luís Mendonça, que também já tinha perdido ao sprint na primeira etapa.

Após cruzar a meta, o espanhol afirmou que a sua equipa "comandou o pelotão" nos quilómetros finais para chegar à vitória. "Demonstrámos que somos uma grande equipa", apontou de Mateos. "Não está só o FC Porto e o Sporting, está o Louletano também", disse Luís Mendonça em relação à Volta a Portugal.

Situados em sítios estratégicos desta etapa, os Bombeiros Voluntários utilizaram mangueiras para refrescar os ciclistas, aliviando-os um pouco do grande calor que de momento se faz sentir em Portugal.

A 3ª etapa realiza-se neste Sábado entre Sertã e Oliveira do Hospital. O percurso tem 177,8 quilómetros e cinco contagens de montanha.

Sugerir correcção
Comentar