Governo abre concursos para atrair jovens para o sector agrícola

Duas novas linhas de financiamento com um montante global de 43 milhões de euros. Entre os objectivos está a "revitalização demográfica e social do espaço rural nas áreas atingidas por grandes incêndios".

Foto
Os dois concursos destinam-se a agricultores entre os 18 e os 40 anos Rui Gaudêncio

O Governo abriu dois concursos no valor de 43 milhões de euros dirigidos a jovens agricultores, visando rejuvenescer o sector agrícola e contribuir para a dinamização económica, demográfica e social do espaço rural em áreas atingidas por incêndios.

De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR), estes concursos têm como objectivo "aumentar a atractividade do sector agrícola junto dos jovens", bem como "contribuir para a dinamização económica e a revitalização demográfica e social do espaço rural nas áreas atingidas por grandes incêndios e reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, promovendo a inovação e a formação".

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, a prioridade do Governo é renovar e rejuvenescer o tecido agrícola, uma vez que 60% dos agricultores portugueses têm mais de 65 anos. Por isso, é "determinante" o contributo dos jovens para o crescimento e modernização da agricultura, sublinha Luís Vieira.

Financiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), os dois concursos — Jovens Agricultores e Investimentos na Exploração Agrícola — destinam-se a agricultores com idades entre os 18 e os 40 anos e aptidão e competência profissional adequada. A área geográfica elegível é o território continental.

A linha de financiamento Jovens Agricultores tem uma dotação global de 13 milhões de euros e visa apoiar agricultores que se instalem pela primeira vez na qualidade de responsáveis por uma exploração agrícola. Estes apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável.

O outro concurso, Investimentos na Exploração Agrícola, tem uma dotação de 30 milhões de euros e pretende apoiar investimentos em explorações agrícolas nos sectores da fruticultura, horticultura, floricultura, plantas aromáticas, medicinais e condimentares, pequenos frutos e viveiros, olivicultura, pecuária extensiva e intensiva, viticultura e cerealicultura (excepto arroz) e outras culturas temporárias.

Com o PDR 2020 já foi possível apoiar a instalação de três mil jovens agricultores, o que correspondeu a um investimento de 830 milhões de euros e a um apoio a fundo perdido de 425 milhões.

As candidaturas aos dois concursos podem ser feitas através do portal do PDR 2020 até 28 de Setembro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários