Há piadas de Monty Python à espera de serem contadas

Argumentos nunca vistos de Monty Python foram encontrados em arquivo.

Foto
Eric Idle, John Cleese, Terry Gilliam, Michael Palin e Terry Jones, cinco dos seis Monty Python em 2014 Reuters/PAUL HACKETT

O arquivo privado do actor britânico Michael Palin contém dezenas de ideias dos Monty Python para rábulas nunca filmadas, duas delas específicas para o filme Monty Python e o Cálice Sagrado", revelou a imprensa britânica esta quarta-feira. 

Segundo o jornal The Times, no ano passado, Michael Palin, um dos seis Monty Python, cedeu o arquivo pessoal de mais de 50 cadernos à Biblioteca Britânica, que está a catalogar os documentos antes de os disponibilizar aos utilizadores, incluindo através de uma exposição de alguns dos papéis, que deverá abrir no dia 7 de Agosto.

Os dois momentos que acabaram por não ser filmados para o Cálice Sagrado consistem numa rábula com uma livraria no Velho Oeste e outra com um Cavaleiro Cor de Rosa, tendo esta última sido substituída pela cena entre o rei Artur e o Cavaleiro Negro, que vai perdendo membros ao longo da disputa até só sobrar a cabeça.

Quer o Cálice Sagrado quer A Vida de Brian poderiam ter finais diferentes, segundo os documentos vistos pelo Times, que escreve que, "em ambos os casos, o grupo cortou material que teria causado controvérsia na altura e é arriscado ainda hoje".

O sketch do Velho Oeste mostra um homem, no deserto, à procura de uma bebida num saloon, que se revela, afinal, uma livraria.

"Não há bebidas aqui, senhor. Isto é uma livraria", afirma o barman, antes de acrescentar, perante a indignação do potencial cliente, que é a última livraria antes do México e que bares só no Canadá, uma vez que o entreposto índio deixou de vender bebidas desde que se especializou em Autores Europeus Modernos.

Palin disse ter pouca memória das duas cenas, e salientou que eram da autoria de Terry Jones, que sofre de demência e cuja família aprovou a divulgação dos rascunhos.

"Às vezes há coisas assim. Não consigo pensar no porquê de não terem sido usados. O Cálice Sagrado tomou forma gradualmente e, no começo, tinha muito mais ideias do que acabou a ter no ecrã, porque tinhas de ter uma narrativa. No final, a história dos cavaleiros era forte o suficiente", afirmou Michael Palin ao Times.

Nas décadas de 1960 e 70, Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Gilliam e Terry Jones formaram os Monty Python, um dos colectivos de comédia mais bem-sucedidos de todos os tempos, a nível mundial.

Além da série televisiva que criaram, fizeram vários filmes, incluindo O sentido da vida (1983), dirigido por Terry Jones, que venceu o grande prémio do júri no Festival de Cinema de Cannes.

O Times promete para quinta-feira a divulgação das cenas nunca filmadas em A Vida de Brian, filme polémico por retratar um homem que é tomado por Jesus Cristo.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários