Grécia já não precisa da ajuda dos bombeiros portugueses

Portugal tinha disponibilizado 50 elementos da Força Especial de Bombeiros para ajudar a combater os incêndios no território, mas Atenas esclarece que não precisa de mais ajuda.

Foto
Os incêndios mataram pelo menos 86 pessoas Reuters/COSTAS BALTAS

Os 50 elementos da Força Especial de Bombeiros portuguesa já não vão para a Grécia combater os incêndios, uma vez que foi desactivada a ajuda do Mecanismo Europeu de Protecção Civil, informou o Ministério da Administração Interna.

Fonte do Ministério disse à Lusa que, na sexta-feira, o Mecanismo Europeu de Protecção Civil informou Portugal de que a Grécia dispensa a ajuda dos meios portugueses, tendo em conta que já não é necessária mais assistência.

Na terça-feira, o ministro Eduardo Cabrita anunciou o envio por parte de Portugal de 50 elementos da Força Especial de Bombeiros para ajudar a combater os incêndios na Grécia, dando resposta a um pedido feito através do Mecanismo Europeu de Protecção Civil. Na altura, Eduardo Cabrita adiantou que estes 50 elementos da FEB iriam partir para a Grécia até quarta-feira, depois de tratadas as questões logísticas.

A agência de notícia Efe avança também que os dois aviões Canadair enviados pelo Governo espanhol na terça-feira regressaram a casa neste sábado.

Os incêndios que assolaram a costa leste da Grécia, na segunda-feira, provocaram 88 mortos e mais de 3500 casas ficaram destruídas, tendo o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, assumido "a responsabilidade política pela tragédia".  

Sugerir correcção
Comentar