Telemóveis

Qual é o telemóvel que avaria mais? Estudo diz que é o iPhone 6

Estudo da empresa de segurança de dados Blancco avisa que a taxa de falha de telefones com o sistema operativo iOS é superior aos telefones com o sistema Android.
Foto
Os utilizadores de iPhone actualizam mais os seus telemóveis DAVID GRAY/Reuters

Mais de um em cada quatro iPhone 6 que são colocados a reparar tinham algum defeito de fabrico, segundo um estudo da empresa Blancco. Citado pelo El País, o estudo mostra também que o Xiaomi Redmi 4 é o Android que mais defeitos de fábrica apresenta, ainda assim num valor inferior ao do iPhones 6S. 

Atingiu o seu limite de artigos gratuitos

Diz este estudo, que se baseia nos dados de reparação do último trimestre de 2017 na Europa, Ásia, Austrália e América do Norte, que os dispositivos da Apple estão mais propensos a avariar do que os com o sistema operativo da Google. Ainda assim, são os telemóveis da Samsung aqueles que mais falham (34% dos telefones avariados apresentavam defeitos de fabrico).

Nos dispositivos da Apple as avarias mais comuns são de hardware e de conectividade, em especial problemas com o Bluetooth e o Wi-fi, nos Android os problemas surgem mais no próprio software e no rendimento do dispositivo.

Em relação ao sistema operativo, os utilizadores de iPhone actualizam mais os seus telemóveis: 88,8% tinham instalado o iOS 11, a última versão do sistema operativo, mas nos utilizadores de Android a situação não é bem assim, as versões Nougat (2016) e Oreo (2017) estão disponíveis em apenas (30,8% dos dispositivos). 

Android e iOS combinados têm mais de 99% da quota de mercado dos smartphones a nível global.