Número de mortos na Grécia sobe para 80

Supremo Tribunal abre inquérito às causas dos incêndios.

Atenas, 2007 Incêndios florestais gregos, Incêndio, Conflagração
Fotogaleria
Muitas das vítimas ficaram encurraladas pelas chamas no interior dos veículos Reuters/COSTAS BALTAS
Um incêndio na cidade de Rafina, perto de Atenas
Fotogaleria
Um incêndio na cidade de Rafina, perto de Atenas Reuters/ALKIS KONSTANTINIDIS
Árvore
Fotogaleria
Os ventos fortes tornaram o cenário dantesco num curto espaço de tempo Reuters/ALKIS KONSTANTINIDIS
Incêndios florestais gregos em 2007, Loutraki, Atenas, Conflagração, Incêndio
Fotogaleria
O combate às chamas está a ser feito desde segunda-feira LUSA/VASSILIS PSOMAS
Loutraki
Fotogaleria
O país está a receber ajuda internacional LUSA/VASSILIS PSOMAS

As autoridades gregas confirmaram, nesta quarta-feira, que morreram 80 pessoas nos incêndios florestais que deflagraram na Grécia desde a tarde de segunda-feira, diz a agência Reuters. 

O Supremo Tribunal ordenou uma investigação à causa do incêndio, havendo suspeitas de que não havia planos de evacuação, diz a BBC.

A morte de um dos sobreviventes que estava internado no hospital, na manhã desta quarta-feira, fez aumentar o número de mortos, confirmou fonte dos bombeiros. Há pelo menos 187 feridos, 23 deles crianças. O número de desaparecidos é desconhecido. As buscas continuam.

A polícia fez quatro detenções na manhã desta quarta-feira por saques na aldeia de Neos Voutzas, nos arredores de Mati, uma das localidades mais afectadas pela catástrofe. De acordo com a edição inglesa do jornal  Ekathimerini, os suspeitos, com idades entre os 22 e os 26 anos, foram apanhados a forçar a entrada numa casa evacuada.

Os incêndios, que deflagraram a menos de 40 quilómetros de Atenas, capital da Grécia, destruíram centenas de casas. De acordo com o presidente da câmara de Rafina-Pikermi, Evangelos Bournous, há pelo menos 1500 casas destruídas e 2100 hectares de floresta queimados.

As equipas de salvamento montaram unidades móveis em Mati, Rafina e Kineta para distribuir comida às centenas de pessoas que perderam as casas.

Aos poucos começam a surgir dados sobre os que morreram. Entre eles estão dois polacos, mãe e filho, informou o Governo esta quarta-feira. 

PÚBLICO -
Aumentar

Imagens recolhidas e partilhadas pelos satélites da NASA mostram a extensão de território queimado e os pontos que continuam a arder.

Os números ultrapassam a tragédia de 2007, uma das piores de que há registo no país, quando cerca de 70 pessoas morreram devido a incêndios no Peloponeso, a Sul da Grécia. 

"Não existem palavras para descrever o que estamos a sentir", disse o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. "A Grécia está a atravessar um dos seus momentos mais difíceis." 

Sugerir correcção
Ler 13 comentários