Gastronomia

No Ponto: pastel Cais Novo

Regularmente, a Fugas divulga um vídeo novo sobre um doce diferente.
Foto

Couve-galega, feijão, mel e chila são os ingredientes que mais distinguem este pastel de Terras de Bouro, disponíveis na pastelaria Cais Novo. Também a Norte, há outros casos raros de doces com legumes: os mimos d’ouro de Gondomar, com nabo, ou a lancha poveira de Póvoa de Varzim, com nabiças. 

Atingiu o seu limite de artigos

A liberdade precisa do jornalismo. Precisa da sua escolha.

Não deixe que as grandes questões da sociedade portuguesa lhe passem ao lado. Registe-se e aceda a mais artigos ou assine e tenha o PÚBLICO todo, com um pagamento mensal. Pense bem, pense Público.

A doçaria portuguesa não é só amêndoa e ovos. Basta provar para percebermos que as escolhas arrojadas no uso destes ingredientes menos habituais foram bem conseguidas.

A Doçaria Portuguesa

Cristina Castro criou o projecto No Ponto para registar e dar a conhecer os doces do país. Tem vindo a publicar a colecção A Doçaria Portuguesa, "os mais completos livros sobre a história e actualidade dos doces de Portugal". A investigação para este trabalho levou a autora a viajar por todos os concelhos em busca de especialidades doceiras. A partir da oportunidade de ver como se faz, de falar com quem produz, de conhecer vidas, histórias e tradições associadas à doçaria, surgiram os vídeos que desvendam um pouco de cada doce. Regularmente, a Fugas revela um vídeo novo sobre um doce diferente.

Foto