Hamilton vence em Hockenheim e volta a liderar Mundial

Sebastian Vettel abandonou a 15 voltas do final, quando comandava o Grande Prémio da Alemanha.

Fórmula 1, carro de Fórmula 1, corridas de Fórmula, IndyCar Series, Carro, corridas de automóveis, pista de corrida, pneus de Fórmula 1, corridas de carros desportivos
Fotogaleria
REUTERS/Wolfgang Rattay
Fórmula 1, Carro de Fórmula 1, Carro, Automobilismo, Corrida de Fórmula, Pista de Corrida, Corrida de Carros Esportivos, Corrida dos Campeões
Fotogaleria
REUTERS/Wolfgang Rattay

Lewis Hamilton (Mercedes) venceu este domingo o Grande Prémio da Alemanha em Fórmula 1, em 1h32m29s, recuperando a liderança do Mundial de pilotos, agora com 17 pontos de vantagem sobre o germânico Sebastian Vettel (Ferrari), que teve uma saída de pista quando tudo indicava que cruzaria a meta na primeira posição.

Hamilton, que somou a terceira vitória da temporada (66.ª da carreira), passa a deter a segunda melhor marca de Hockenheim, com quatro triunfos (2008, 2011, 2016 e 2018), a par do alemão Michael Schumacher, a duas vitórias do também alemão Rudolf Caracciola, hexa-vencedor entre 1926 e 1939.

Para a Mercedes, que somou o 150.º pódio desde que regressou à F1, em 2010, Hockenheim fica ainda como a primeira "dobradinha" dos "flechas prateados" em solo alemão.

Depois do drama dos problemas hidráulicos que o impediram de lutar pelo melhor lugar da grelha de partida, Hamilton voltou a fazer uma recuperação notável, de 14.º a primeiro, um pouco à imagem da experiência vivida em Silverstone, mas com a diferença de ter vencido. O tetracampeão mundial foi recompensado pela resiliência, beneficiando da má sorte do outro tetracampeão para garantir a vitória em casa de Vettel.

Com a chegada da chuva, que caiu de forma intermitente e selectiva, mergulhando as equipas num dilema relativamente à altura ideal para trocar de pneus, a grande vítima acabou por ser o alemão Sebastian Vettel, que teve uma saída de pista a 15 voltas do final, quando dominava a prova. 

Vettel não conseguiu controlar a trajectória e embateu no muro, abandonando a pista de forma furiosa, enquanto Lewis Hamilton esfregava as mãos e começava imediatamente a pensar no primeiro lugar que Kimi Räikkönen (Ferrari) passava a ocupar com a desistência do companheiro de equipa.

Hamilton chegaria pouco depois à liderança, mas ainda teve que defender-se, mesmo no final, dos ataques do companheiro de equipa Valtteri Bottas, com a Mercedes a travar o finlandês, tal como a Ferrari fizera quando Räikkönen "atrasava" Vettel, a cerca de 30 voltas do final, aconselhando o finlandês a abrir passagem ao alemão.

O pódio ficou completo com uma dupla finlandesa: o segundo lugar pertenceu a Bottas, a 4,535s, e o terceiro a Räikkönen, a 6,732s. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários