Thomas fugiu do pelotão para vestir a amarela no Tour

À 11.ª etapa, o líder da Volta a França mudou.

Foto
Thomas venceu a etapa e a camisola amarela. Reuters/STEPHANE MAHE

Geraint Thomas (Team Sky) venceu esta quarta-feira a 11.ª etapa da Volta a França e é o novo camisola amarela da prova, depois de completar o circuito montanhoso entre Albertville e La Rosière em 3h29m36s. A Sky também teve outro ciclista no pódio, com Chris Froome a ficar em terceiro, 20 segundos atrás do companheiro de equipa.

A equipa britânica não podia ter desejado melhor resultado naquela que é uma das etapas mais curtas da 105.ª edição do Tour. Na terça-feira, Thomas encontrava-se em segundo lugar na classificação geral e Froome em sexto. Um dia depois, o galês subiu o degrau que lhe faltava para chegar à liderança da prova com o britânico imediatamente atrás de si.

A corrida decidiu-se na subida final, que começou a ser percorrida por Warren Barguil (Fortuneo-Samsic), Amaël Moinard (Fortuneo-Samsic), Damiano Caruso (BMC Racing Team) e Mikel Nieve (Mitchelton-Scott). Com menos de nove quilómetros para chegar à meta, Nieve descolou da concorrência e iniciou a ascensão a La Rosière sozinho. O espanhol ficou isolado na maior parte do caminho, mas a sua vantagem não demorou muito a ser contestada.

Com 5,5 quilómetros a faltarem para terminar a etapa, Thomas decidiu fugir de um pelotão dominado pela Sky para atacar a liderança. Mas o galês não escapou sozinho, pois atrás de si foram Froome e Romain Bardet (AG2R La Mondiale). Tentando lutar contra o cansaço que se fazia notar, Nieve fazia pela vida nos quilómetros finais enquanto era perseguido por um grupo formado por Thomas, Caruso e Tom Dumoulin (Sunweb), que ia encurtando cada vez mais a distância.

E Nieve morreu na praia a 300 metros do destino. O ciclista da Mitchelton-Scott viu um determinado Geraint Thomas ultrapassá-lo em direcção ao fim. Mas a queda de Nieve não se ficaria por aqui, porque acabou por ficar na quinta posição, atrás de Dumoulin, Froome e Caruso, que ficaram em segundo, terceiro e quarto, respectivamente.

Thomas volta a envergar a camisola amarela depois de o ter feito durante quatro dias em 2017. É também a 90.ª vez na história da Volta que um ciclista britânico conquista o maillot  jaune. No final, o galês mostrou-se surpreendido com o seu feito: "É surreal. Não esperava uma vitória hoje. Vestir a camisola amarela é sempre uma grande honra".

Na quinta-feira, realiza-se a 12.ª etapa, com 175,5 quilómetros a serem percorridos numa tirada com perfil de montanha entre Bourg-Saint-Maurice Les Arcs e Alpe d'Huez.

Sugerir correcção
Comentar