Fuga brilhante de Alaphilippe para vencer a 10.ª etapa do Tour

O francês percorreu de forma exemplar os últimos quilómetros da 1.ª etapa de montanha da 105.ª edição da Volta a França.

Foto
Foi a primeira etapa vencida por Alaphilippe. LUSA/SEBASTIEN NOGIER

Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors) venceu esta terça-feira a 10.ª etapa da Volta a França, ao fazer o percurso montanhoso de 158,5 quilómetros entre Annecy e Le Grand-Bornard, em 4h25m27s. Greg van Avermaet (BMC Racing Team) terminou a corrida na quarta posição e manteve a posse da camisola amarela.

Na sua segunda participação na Volta a França, Alaphilippe venceu a sua primeira etapa na competição, que marcou também a primeira vitória de um francês da edição 105. O ciclista da Quick-Step deixou para trás Rein Taaramäe (Direct Énergie) antes de chegar à última montanha, que percorreu de forma exemplar, mantendo sempre uma distância confortável em relação aos adversários, depois de descolar a aproximadamente 16 quilómetros da meta.

Quando chegou ao cume do Col de la Colombière, Alaphilippe acelerou para o triunfo e nunca mais foi alcançado. Foi a primeira vitória em fuga desta Volta a França.

No final, o vencedor da 10.ª etapa tentou encontrar as palavras para descrever a sua primeira vitória, que esteve perto de acontecer já em 2016. “Eu não sei o que vai na minha cabeça agora. Explicar as minhas emoções é muito difícil. Estive perto de conquistar uma etapa quando participei pela primeira vez no Tour, há dois anos. Mas ganhar a etapa hoje... bem, foi fantástico", começou por dizer. "Foi sempre um objectivo para mim estar envolvido na fuga. Eu disse que queria ganhar esta etapa".

Avermaet não é conhecido por ser um especialista em montanha, mas manteve a camisola amarela depois de chegar ao fim da etapa 1m44s atrás de Alaphilippe e aumentou a liderança face ao segundo classificado da geral, ficando agora 2m22s à frente de Geraint Thomas (Team Sky). O líder da Volta foi eleito o corredor mais combativo do dia.

Depois de fazer o que muitos não esperavam, Avermaet explicou o seu objectivo: "Quero fazer com que a camisola amarela brilhe. É dessa forma que a 'maillot jaune' deve ser vestida".

A Team Sky dominou o pelotão mas teve de esperar por Chris Froome, que se debateu com um furo, gerando um atraso que impediu a equipa britânica de participar na fuga no fim da corrida.

A camisola verde continua com Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), que cada vez mais é líder na classificação por pontos, e soma agora 319, com uma diferença de 101 em relação ao segundo posto, ocupado por Fernando Gaviria (Quick-Step Floors).

A 11.ª etapa realiza-se na quarta-feira entre Albertville e La Rosiére, num percurso de 108,5 quilómetros com duas contagens de montanha.

Sugerir correcção
Comentar