O testemunho impressionante de quem lida diariamente com a parvovirose

É uma doença altamente contagiosa e fatal, mas mesmo assim muitos donos continuam a não vacinar os cães contra o parvovírus. Por isso, esta enfermeira decidiu partilhar a realidade nua e crua de quem trata de animais infectados.

Foto

Com uma mão segura uma seringa, com a outra cobre o rosto, mas não consegue esconder o ar derrotado. Mais uma vez, a parvovirose levou a melhor.

“Quando se cuida de pacientes infectados pelo parvovírus (…) tanto podes estar a ajudar um animal ainda vivo ou a mover um cadáver. (…) Tudo o que podes fazer é apertar a pata do animal e esperar que isso alivie o seu sofrimento”, conta esta enfermeira veterinária num testemunho emocionante — e gráfico —, publicado há poucos dias na página de Facebook da clínica veterinária de Whyalla, Austrália. O post soma já milhares de interacções e partilhas, bem como centenas de comentários.

A publicação pretende consciencializar para a importância da vacinação contra este vírus extremamente mortal, mas altamente prevenível. O parvovírus afecta os cães, sobretudo os mais jovens, e transmite-se através das fezes, saliva e urina de animais infectados ou, simplesmente, num meio ambiente contaminado.

A descrição do cenário não é fácil de ler. A própria enfermeira confessa que nunca vai conseguir eliminar da memória “as imagens e os cheiros que nunca acreditou que pudessem existir”, nem o sentimento de “abraçar um animal enquanto ele se esvai em sangue e diarreia, até ao último suspiro.”

“Desculpem-nos se as palavras são demasiado cruas e as imagens demasiado confrontadoras, mas para nós esta é a realidade”, acrescenta a enfermeira, referindo que muitas vezes os próprios profissionais são acusados de instigar o medo da parvovirose simplesmente para aumentar o negócio.

A parvovirose é fatal se não for tratada a tempo e de forma intensiva e mesmo que o animal sobreviva pode ficar com mazelas para a vida. A clínica considera, por isso, fundamental educar as pessoas para a importância da vacinação.

Artigo corrigido. A parvovirose não é transmissível para humanos.

Sugerir correcção
Comentar