PSD só aprova projecto do CDS se este admitir mecanismo de redução do ISP em vez de eliminação

Sociais-democratas apresentam alterações ao diploma do CDS para incluir mecanismo de ajuste trimestral do ISP consoante o preço do barril. CDS não abre o jogo sobre como votará mas diz que quer que "no menor espaço de tempo os combustíveis fiquem mais baratos".

Foto
Propostas sobre combustíveis são votados esta tarde, em comissão da especialidade Bruno Lisita

O PSD quer incluir no projecto de lei do CDS sobre a sobretaxa dos combustíveis um mecanismo trimestral de revisão do ISP para assegurar a neutralidade fiscal prometida pelo Governo, em vez de acabar com a sobretaxa, como querem os centristas. Esta é a condição para que os sociais-democratas votem a favor do diploma do CDS-PP, que nesta quinta-feira ao fim da tarde é votado na especialidade na Comissão de Orçamento e Finanças.

O deputado social-democrata António Leitão Amaro afirma que o CDS foi "informado" há muito tempo da posição do PSD e diz que a aprovação das alterações que propõe são "condição para haver uma votação final global", ou seja, para que os sociais-democratas votem a favor do diploma centrista.

"PSD, CDS e PCP estão alinhados e em sintonia na ideia de que deve haver uma redução do ISP e que essa orientação de correcção [da fórmula actual] deve ser implementada. O Bloco tem uma posição mais confusa e depois deixa a mão aberta para o Governo", diz Leitão Amaro, confiante no apoio dos comunistas e centristas.

"Partilhamos a orientação geral mas no projecto de lei do CDS há problemas que têm necessariamente que ser resolvidos na especialidade - e as propostas do PSD fazem-no", afirma o deputado. O PSD argumenta que esta é a única maneira de não violar a norma-travão que tornaria o diploma inconstitucional. O deputado do PSD fez questão de repetir várias vezes que a proposta do PSD não cria qualquer “buraco no orçamento” porque o que é reduzido no ISP é o que está a ser cobrado em 2018 a mais em IVA em relação ao que estava previsto.

Depois de alguma polémica sobre a alegada votação a favor, pela bancada do PSD à revelia da direcção do partido - que permitiu, em Junho, a aprovação do diploma do CDS na generalidade -, o deputado António Leitão Amaro garantiu aos jornalistas que "existe uma concertação impecável" entre a bancada e a direcção do partido - leia-se Rui Rio - sobre as alterações agora propostas. Foi uma estratégia "absolutamente concertada", fez questão de insistir, e que está "concertada há mais de dois meses, desde Maio".

Esta parece ser agora uma batalha que se trava à direita. O CDS não abre o jogo sobre como pretende votar as propostas do PSD esta tarde. O deputado Pedro Mota Soares diz que eliminar a portaria que criou o adicional ao ISP em 2016, como propõe o CDS, é o mesmo que querem o PSD e o Bloco. Mas vai dizendo que "o propósito do CDS é só um: que ainda este mês o preço dos combustíveis desça", e que "é importante fazer um diálogo com as outras bancadas com toda a abertura".

"O nosso espírito não é saber quem tem a melhor proposta", desculpou-se Pedro Mota Soares quando questionado sobre as propostas de alteração do PSD, que asseguram o mecanismo de revisão trimestral do preço de forma a, até ao fim do ano, não ter consequências negativas na receita fiscal. E este é um argumento essencial para que o diploma não viole a norma-travão e não se torne inconstitucional. Esta norma impede que o Parlamento aprove redução da receita ou aumento da despesa para um orçamento que já está em vigor.

António Leitão Amaro não se cansou de pegar no argumento da inconstitucionalidade e da lei-travão para deixar a ideia de que a proposta do CDS é curta. O PSD propõe que, no prazo de 30 dias, o Governo aprove por portaria a redução do ISP num montante calculado tendo por base o que já cobrou em excesso em IVA. E que crie um mecanismo para, a cada três meses, fazer a revisão das taxas de ISP (sobre o gasóleo e gasolina) para as ajustar consoante a cobrança de IVA cumprir o que está previsto no OE.

Mas os sociais-democratas querem também mais transparência e por isso propõem que o Governo torne públicos os cálculos para a estimativa de receita de ISP e de IVA que colocou no OE2018, assim como os cálculos destes impostos já cobrados até aqui e ainda dos que prevê cobrar até ao final do ano tendo em conta o actual preço do barril de petróleo. E querem também que todas estas contas sejam verificadas pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) e essa análise tornada pública.

Os sociais-democratas contam com a coerência do CDS-PP, que votou ao lado do PSD e do PCP o projecto de resolução do PSD e o texto conjunto que depois saiu da Comissão, onde está boa parte do conteúdo agora aproveitado para propor nas alterações. “Esta alteração passa para letra de lei o que começou por ser uma recomendação do PSD ao Governo”, lembra Leitão Amaro.

Entretanto, o PS continua a apontar a falha constitucional da violação da norma-travão do diploma centrista e o deputado João Paulo Correia desafia o CDS a ter a "honestidade política" de dizer publicamente "que imposto quer aumentar ou a despesa que quer cortar" porque o OE fica sem mais de 400 milhões de euros com a eliminação da sobretaxa do ISP.

Falando aos jornalistas no final da reunião da bancada do PS, o deputado defendeu que a revisão do ISP tem que ser analisada "numa perspectiva mais alargada dos impactos ambientais do consumo dos combustíveis fósseis".

João Paulo Correia contraria ainda o argumento do CDS de que a descida do ISP se vai reflectir na íntegra na descida do PVP. "Não é verdade. A Autoridade da Concorrência diz que isso nunca aconteceu. Sempre que há redução do ISP ela não é reproduzida de imediato no preço; só no muito médio e longo prazo. E a ANAREC, a associação dos revendedores, diz que não tem qualquer responsabilidade nessa matéria e por isso não garante minimamente que uma descida do ISP se irá reflectir no preço de venda ao público."

Sugerir correcção
Comentar