Odeith e Nuno Viegas no Upfest, o maior festival de street art da Europa

Upfest, que se realiza no final deste mês em Bristol, é "maior festival de street art e graffiti gratuito da Europa".

Foto

Os artistas portugueses Odeith e Nuno Viegas vão participar na edição deste ano do festival de graffiti e arte urbana Upfest, que vai juntar este mês mais de 400 artistas em Bristol, no Reino Unido. O Upfest, o "maior festival de street art e graffiti gratuito da Europa", irá contar este ano com a participação de 400 artistas de cerca de 70 países, que irão pintar em 50 locais nas zonas de Bedminster e Southville, em Bristol, cidade de onde é originário Banksy. Entre eles estão os portugueses Odeith, um dos cabeças de cartaz do festival, e Nuno Viegas.

Odeith, natural da freguesia da Damaia, na Amadora, começou a pintar na rua e em linhas de comboios, trabalhou mais de uma década em tatuagens e já pintou murais em vários locais do mundo — é dele o vendedor de pássaros de 20 metros de Setúbal. A técnica 3D (três dimensões) é uma das características mais marcantes do seu trabalho.

Foto
Nuno Viegas

Nuno Viegas, também conhecido como Metis, nasceu e cresceu no Algarve, onde começou a pintar em 1999 e onde fundou o colectivo Policromia Crew. A viver em Roterdão, na Holanda, desde 2014, foi aí que descobriu uma nova identidade artística e começou a desenvolver um trabalho em pintura fortemente influenciado pelo graffiti.

Os artistas convidados para a edição deste ano irão pintar ao vivo cerca de 5.500 metros quadrados de variadas superfícies, para uma plateia esperada de 50 mil visitantes. Além das pinturas ao vivo, o festival inclui um mercado de "arte economicamente acessível", concertos e oficinas.

Para além de Odeith, os grandes nomes do festival Insane51, L7m, London Police, Nomad Clan, e Paris. Com uma vertente solidária, o festival, que se realiza de 28 a 30 de Julho, irá, tal como em anos anteriores, angariar dinheiro para a Associação Nacional para Filhos de Alcoólicos (NACOA, sigla em inglês), que dá ajuda e assistência a crianças que crescem em famílias afectadas pelo alcoolismo.

Sugerir correcção
Comentar