Tiago Rodrigues distinguido com Prémio Europa de Teatro

Prémio só tinha vindo para Portugal uma vez, em 2010, quando foi atribuído ao Teatro Meridional.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O encenador e dramaturgo Tiago Rodrigues, actual director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é um dos vencedores do Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais, que lhe será entregue em Novembro em São Petersburgo. 

Tiago Rodrigues, considerou o júri do prémio anunciado esta quarta-feira, tem "dado vida a uma nova forma pessoal de construir pontes entre cidades e nações, tanto na cooperação civil, como [na cooperação] artística, entre diferentes povos", lutando "por um novo teatro europeu, que vá além de qualquer barreira ou preconceito", lê-se no comunicado divulgado pelo Teatro Nacional D. Maria II.

Criado em 1986 por iniciativa da Comissão Europeia, então presidida por Jacques Delors, o Prémio Europa de Teatro, o mais importante galardão europeu nesta área, destina-se a personalidades ou companhias que "tenham contribuído para a realização de eventos culturais que promovam o entendimento e a troca de conhecimento entre os povos". Nesse primeiro ano, o prémio foi para a francesa Ariane Mnouchkine, pelo trabalho, hoje lendário, desenvolvido com o Théâtre du Soleil. A distinção que Tiago Rodrigues receberá em Novembro, o Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais, foi criada três anos mais tarde e entregue, nessa primeira edição, ao encenador russo Anatoli Vassiliev.

Entre os criadores distinguidos até ao presente nesta categoria constam nomes como os dos dramaturgos ou encenadores Christoph Marthaler, Thomas Ostermeier, Katie Mitchell, Pippo Delbono, Rodrigo García e Juan Mayorga. Tiago Rodrigues é o segundo português a ser galardoado com o Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais?, depois de, em 2010, este ter sido atribuído à companhia Teatro Meridional.

Noutra categoria, o Prémio Especial, a actriz e encenadora espanhola Nuria Espert sucede em 2018 ao dramaturgo, poeta e ensaísta nigeriano Wole Soyinka, galardoado há um ano em Roma. O Prémio Especial foi atribuído pela primeira vez logo na edição inaugural, à ministra da Cultura grega Melina Mercouri.

A cidade russa de São Petersburgo acolherá de 13 a 17 de Novembro a 17.ª edição do Prémio Europa de Teatro e a 15.ª do Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais, acrescenta o comunicado. A lista completa dos laureados deste ano só deverá ser oficialmente divulgada em Setembro.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários