No Ponto: pastéis de pêra-rocha

Regularmente, a Fugas divulga um vídeo novo sobre um doce diferente.

Torta de carne, torta de melaço, pastelaria dinamarquesa, culinária dos Estados Unidos, torta
Fotogaleria
Torta de melaço, empanadilla, torta, cozinha dos estados unidos
Fotogaleria
Acompanhamento
Fotogaleria
Empanadilla, cozinha dos Estados Unidos
Fotogaleria

Na região do chamado Oeste, a pêra-rocha é rainha. Daí que Luís Rato tenha tido a ideia, em 2013, de criar este carnudo pastel de pêra, que agora apresenta no seu restaurante Burmet, no Bombarral.

A pêra-rocha começou por surgir na zona de Sintra e tomou o nome “rocha” do apelido de quem a cultivava. Calhou bem, visto que é um fruto de consistência rija. Além disso, a pêra-rocha é bastante doce, o que facilita a sua introdução na doçaria sem demasiado acrescento de açúcar.

Para saber como fica um pastel de pêra-rocha do Oeste, visite o Bombarral e prove esta especialidade.

A Doçaria Portuguesa

Cristina Castro criou o projecto No Ponto para registar e dar a conhecer os doces do país. Tem vindo a publicar a colecção A Doçaria Portuguesa, "os mais completos livros sobre a história e actualidade dos doces de Portugal". A investigação para este trabalho levou a autora a viajar por todos os concelhos em busca de especialidades doceiras. A partir da oportunidade de ver como se faz, de falar com quem produz, de conhecer vidas, histórias e tradições associadas à doçaria, surgiram os vídeos que desvendam um pouco de cada doce. Regularmente, a Fugas revela um vídeo novo sobre um doce diferente.

Sugerir correcção
Comentar